Mostra evidencia pesquisa nas unidades de Saúde

Publicada em 16/02/2019 00:33:39 - Visualizada 983 vezes
Ver Fotos

A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Saúde abriu ontem à noite (15) a 1ª Mostra de Saúde de Cáceres – “Aqui tem SUS”, no auditório da Sicmatur.

Abrindo o evento, a vice-prefeita Eliene Liberato representou o município e lembrou que o prefeito Francis Maris Cruz disse lamentar não estar presente por estar em compromissos do município fora da cidade. Ao falar ao público convidado presente, frisou que o município que se preocupa com a prevenção é porque tem responsabilidades com as famílias, principalmente com crianças e com a saúde pública. “Quando nos preocupamos com o amanhã, colhemos frutos de qualidade. E é isso que trabalhos como esse fazem, plantam para o futuro de todos nós”, salientou Eliene, frisando também que quando se investe na causa, no futuro se gasta menos com mais resultados de qualidade. Eliene ainda parabenizou o secretário de Saúde, Tonny Mendes, pela iniciativa da Mostra e pelos resultados na Saúde, assim como também, agradeceu a Unemat pelas parcerias que mantém com o município.

Durante a solenidade de abertura da Mostra, o secretário de Saúde, Tonny Mendes, fez questão de apresentar os coordenadores de Saúde aos presentes. Em seguida, afirmou que o trabalho ora apresentado é também uma forma de gratidão à Unemat pelo apoio que presta à Secretaria de Saúde de Cáceres e estendeu agradecimentos a todos os funcionários que atuam nas equipes de Saúde do município.

À imprensa, Tonny informou que o objetivo da Mostra é incentivar os servidores da Saúde a praticarem a pesquisa dentro do trabalho diário. “Pela pesquisa de satisfação é possível melhorar os serviços prestados e a qualidade de vida das pessoas”, pontuou.

Falando aos presentes, o promotor de Justiça Rinaldo Segundo disse que é preciso defender a Educação, saúde e Assistência Social. “O SUS é uma conquista nossa e precisamos preservar. Eventos como esse mostram que é possível fazer serviço público com qualidade e inovação, gerando mudança social. É preciso acreditar que é possível mudar para melhor”, frisou, parabenizando a organização do evento.

A superintendente da Assistência Farmacêutica do Estado, Lucy Emília de Oliveira também discursou, representando o secretário de Estado da Saúde. “Gostaria de parabenizar o secretário municipal de Saúde [Tonny Mendes] que tem feito dentro da assistência farmacêutica um avanço a olhos vistos. Então, fico muito feliz de ver os pacientes de Cáceres, que hoje têm um acesso mais direto nessa assistência, sem precisar ir a Cuiabá para fazer um cadastro. Por isso, parabenizo pela coragem, pela audácia de sua equipe pelo trabalho feito”, destacou a superintendente, elogiando também a Mostra e o trabalho exposto.

O presidente da Câmara, vereador Rubens Macedo, também parabenizou o trabalho da Secretaria de Saúde pela realização da exposição dos trabalhos.

Entre o público presente estava a governadora do Rotary Clube, Distrito 4440, Marly de Fátima Ferreira.

O dispositivo da solenidade de abertura foi formado pela vice-prefeita e secretária de Educação, professora Eliene Liberato; presidente da Câmara, vereador Rubens Macedo; secretário municipal de Saúde, Tonny Mendes; professora da Unemat, Zulema Figueiredo; promotor de Justiça Rinaldo Ribeiro de Almeida Segundo; secretária executiva do Conselho de Saúde de Mato Grosso, Ana Paula Louzada; coordenadora de Atenção primária da Secretaria de Estado da Saúde e coordenadora do Programa Mais Médicos no Estado Regina Paula de Oliveira Costa; representante do Escritório Regional de Saúde, Jocemar Muniz; coordenadora da Mostra, Erislaine Oliveira; superintendente da Assistência Farmacêutica do Estado, Lucy Emília de Oliveira e a presidente da Previcárese, Luana Piovesan.

A 1ª Mostra de Saúde de Cáceres – “Aqui tem SUS” tem o objetivo de fazer conhecer e facilitar intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS Estimular, fortalecer e divulgar as ações das Unidades Básicas de Saúde que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde, dar visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão local, segundo a realidade dos territórios, promover um espaço para a troca de experiências e reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde e promover um espaço para a troca de experiências e interação entre as Instituições locais de Ensino Superior com cursos na área da saúde e os serviços de saúde local.

A Mostra prossegue na manhã deste sábado (16) no espaço da Secretaria de Indústria, Comércio e Meio Ambiente e Turismo – SICMATUR.

Programação de hoje, sábado (16)

8h00 às 10h00 – Avaliação, apresentação e Exposição Dos Pôsteres

10h00 10h30 - Entrega dos Certificados do Projeto INOVASUS – “Formação do Agente de Saúde para os processos de trabalho no município de Cáceres – MT”

10h30 – Premiações e encerramento