A Secretaria de Turismo e Cultura é responsável pela promoção e incentivo ao turismo e à cultura na cidade. Para isso, disponibilizamos os seguintes serviços:
- Informações Turísticas
- Promoção de Eventos Culturais.
- Apoio a Projetos Culturais.
- Visitação ao Museu e Biblioteca.
- Informações sobre opções de turismo de natureza, trilhas, passeios e atividades ecoturísticas na região.
- Incentivo e apoio à preservação de tradições locais, festividades populares e manifestações artísticas.
Para acessar os serviços, basta entrar em contato conosco por telefone, e-mail, protocolo geral da Prefeitura de Cáceres ou comparecer pessoalmente à nossa Secretaria, munido dos documentos pessoais.
Tempo Máximo de Prestação de Serviço: O serviço será prestado no prazo máximo de 03 (três) dias úteis, contado a partir da confirmação da solicitação, dependendo da natureza do serviço solicitado.
Forma de Prestação de Serviço - O serviço será prestado de forma presencial e online, de acordo com a natureza do serviço solicitado.
Manifestação sobre a Prestação de Serviços - Caso tenha alguma manifestação sobre a prestação do serviço, faça o registro diretamente no site da Prefeitura, acessando o https://ouvidoria.caceres.mt.gov.br/.
Agradecemos pela confiança e ficamos à disposição para quaisquer dúvidas.
Rua Riachuelo, 01, Cavalhada II – 78216-005, Cáceres-MT.
Atendemos de segunda a sexta: – Período matutino das 07h30 às 11h30 – Período vespertino das 13h30 às 17h30
| Informações | Documento | Visualizar | Baixar |
|---|---|---|
|
|
|
Baixar |
|
|
|
Baixar |
|
|
|
Baixar |
|
|
|
Baixar |
|
|
|
Baixar |
CARTA DE SERVIÇO SMTC
I - Planejamento e Gestão do Turismo e Cultura: Elaborar, implementar e monitorar o Plano Municipal do Turismo e Cultura, articulando ações que promovam o desenvolvimento sustentável, a regionalização e a cooperação entre os diferentes setores e regiões do município.
II - Gerenciar recursos destinados ao turismo e a cultura, com o objetivo de otimizar seu uso e aplicar de forma eficaz nos projetos relacionados as áreas.
III - Exercer controle orçamentário, garantindo a transparência e o correto direcionamento dos recursos públicos em conformidade com as necessidades do setor.
IV - Delimitar e implantar áreas destinadas à instalação e à exploração do turismo, buscando a integração dessas atividades com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população.
V - Promoção da Cooperação e Regionalização: Fomentar parcerias entre entidades públicas, privadas e sociedade civil, promovendo ações integradas que favoreçam a regionalização do turismo e Cultura, valorizando as singularidades locais e promovendo o desenvolvimento equilibrado de diferentes áreas do município.
VI - Promover, executar e divulgar eventos, seminários e fóruns, que proporcionem um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre profissionais da área de turismo e cultura.
VII - Fomentar o desenvolvimento do turismo ecológico, apoiando práticas e iniciativas que respeitem a biodiversidade e promovam o turismo sustentável.
VIII - Atrair novos investimentos para o turismo local.
IX - Desenvolver programas que estimulem a proteção do patrimônio cultural, histórico e artístico, preservando a memória e a identidade do município.
X - Incentivar e promover os artistas e artesãos locais, valorizando a produção artística e cultural da região.
XI - Instituir, manter e supervisionar entidades que tenham natureza cultural, promovendo a capacitação e o fortalecimento dessas instituições.
XII - Instituir, manter, supervisionar e preservar a memória cultural do município, promovendo ações que resgatem e preservem a história local, incluindo tradições e manifestações culturais.
XIII - Incentivar e promover exposições, encontros, festivais, festas de santo, que divulguem a arte, cultura e tradições do município, integrando a comunidade e os visitantes.
XIV - Propiciar apoio econômico aos trabalhos turísticos e artísticos, criando mecanismos que incentivem o fortalecimento e a sustentabilidade desses setores.
XV – Apoio a artistas e grupos culturais locais, oferecendo incentivos, espaços para apresentações e financiamentos através de leis de incentivo para projetos culturais.
XVI - Estabelecer diretrizes que definam as responsabilidades do município e da iniciativa privada, no desenvolvimento de programas culturais e turísticos, promovendo parcerias eficazes.
XVII - Desenvolver programas de conscientização e motivação dos munícipes quanto à participação nos programas culturais, com foco na valorização e preservação da identidade cultural local.
XVIII - Elaborar, desenvolver e executar projetos que visem à obtenção de recursos, públicos ou privados, para o financiamento de ações culturais e turísticas no município.
Para solicitar apoio da Secretaria de Turismo e Cultura com isenção das taxas de liberação de Festas Santo Religiosas ou outros eventos.
1-Você precisará redigir um ofício ou requerimento formal solicitando a isenção das taxas. Esse documento deve ser claro e objetivo, informando:
-
O nome da instituição ou pessoa responsável pelo evento.
-
Descrição do evento (no caso, uma festa religiosa).
-
Data e local previstos para a realização do evento.
-
Justificativa da solicitação de isenção das taxas, mencionando o caráter religioso ou cultural do evento.
-
Assinatura da pessoa responsável pelo evento.
2- Além do ofício, você precisará apresentar os documentos, como:
-
Documentos pessoais do responsável pelo evento (RG, CPF, etc.).
-
Comprovante de residência atualizado.
-
CNPJ ou documentos de registro da entidade responsável (se for uma organização).
Leve o ofício e os documentos necessários até a Secretaria de Turismo e Cultura..
-
Se preferir, também pode entrar em contato através dos canais de comunicação da Secretaria (e-mail, telefone, etc.), para verificar o procedimento exato.
Para solicitar agendamento do Centro de Eventos Maria Sophia Leite.
1-Você precisará redigir um ofício ou requerimento formal solicitando. Esse documento deve ser claro e objetivo, informando:
-
O nome da instituição ou pessoa responsável pelo evento.
-
Descrição do evento.
-
Data prevista para a realização do evento.
-
Justificativa da solicitação, mencionando o caratér do evento.
-
Assinatura da pessoa responsável pelo evento.
2- Além do ofício, você precisará apresentar os documentos, como:
-
Documentos pessoais do responsável pelo evento (RG, CPF, etc.).
-
Comprovante de residência atualizado.
-
CNPJ ou documentos de registro da entidade responsável (se for uma organização).
Leve o ofício e os documentos necessários até a Secretaria de Turismo e Cultura.
-
Se preferir, também pode entrar em contato com pelos canais oficiais, para verificar o procedimento exato.
Informações CAT – Centro de Atendimento ao Turista e Centro de Eventos Maria Sophia Leite. Responsável - Joanirdes Dias.
- Telefone: (65)99630-9517
- E-mail: turismoecultura@caceres.mt.gov.br // cultura.smtc@caceres.mt.gov.br
- Website: https://www.caceres.mt.gov.br/Secretarias/Turismo-e-cultura/
- Redes Sociais: @smtc.caceres
https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/capa/entrar
Em caso de dúvidas, fique à vontade para entrar em contato com a Secretaria de Turismo e Cultura, seja pessoalmente no endereço indicado ou por meio dos telefones disponibilizados.