Seção de atalhos e links de acessibilidade

Desenvolvimento

Rota da Banana estimula cadeia produtiva e sustentabilidade na produção da fruta, prefeita Eliene recepciona ministro Carlos Fávaro e prestigia evento


Publicado em: 16 de Junho de 2025

Autor: Assessoria


Data: 16 de Junho de 2025

Autor: Assessoria


Legenda: Ministro Carlos Fávaro e prefeita Eliene Liberato "programa rota da banana"
Autor da Foto: Ronivon Barros

Considerada um símbolo da culinária e da cultura mato-grossense, a banana da terra agora conta com uma rota própria em Mato Grosso. Integrada por 24 municípios da região Oeste do estado, a Rota da Banana vai fortalecer as cadeias produtivas locais, conectando quem produz à agroindústria, ao comércio e ao consumidor final.

Desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com investimento de R$ 1,3 milhão e executado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Lírios, o projeto “Rota da Banana: Sustentabilidade na Bananicultura em Mato Grosso” foi lançado nesta sexta-feira (13), na comunidade do Facão, zona rural de Cáceres.

“Estamos ligando quem produz a quem consome, trabalhando em toda a cadeia produtiva, enfrentando as dificuldades logísticas e ajudando a superar os desafios para alavancar a produção”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ressaltando que em apenas um hectare de banana é possível alcançar uma renda bruta de aproximadamente R$ 120 mil por ano. Com o projeto, a proposta é ampliar essa oportunidade por meio de capacitação técnica e do trabalho coletivo entre os produtores.

De acordo com a coordenadora do projeto, Maria Fernanda Figueiredo, a Rota da Banana evidencia o compromisso do governo federal com o fortalecimento da agricultura familiar e a produção de alimentos saudáveis. “É uma ação que beneficia diretamente quem colhe e também quem consome”, afirmou.

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, se emocionou durante o evento ao lembrar a trajetória do produtor Ciro Cercino dos Santos, que quase desistiu da atividade por falta de incentivo. Ela destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da agricultura familiar e para a permanência do homem e da mulher no campo.

“Esse projeto representa esperança para os pequenos produtores, que muitas vezes lutam sozinhos para manter suas lavouras. A Rota da Banana vai trazer dignidade, renda e oportunidade para muitas famílias que vivem da agricultura em nossa região”, declarou Eliene.

Durante a cerimônia, Ciro Cercino foi homenageado pelo ministro Fávaro pelo seu trabalho como pesquisador, tendo contribuído para a validação da banana BRS Terra Anã. Em sua propriedade de três hectares, ele cultiva cerca de 6 mil bananeiras. A produção é transformada em banana chips, comercializada em toda a região.

Com potencial para beneficiar mais de 600 mil pessoas, a Rota da Banana contempla os municípios de: Campos de Júlio, Comodoro, Nova Lacerda, Conquista do Oeste, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Vale do São Domingos, Jauru, Figueirópolis do Oeste, Indiavaí, Araputanga, Reserva do Cabaçal, Porto Esperidião, Glória do Oeste, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, Curvelândia, Lambari do Oeste, Rio Branco, Salto do Céu, Cáceres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Várzea Grande.

Diversos prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias dos municípios contemplados estiveram presentes na solenidade.

Dia de Campo

Durante o evento, foi realizado o Dia de Campo da Rota da Banana, com a participação de cerca de 500 produtores, estudantes e técnicos agropecuários. Após a cerimônia de lançamento, o público participou de uma visita técnica guiada por cinco estações demonstrativas, abordando temas como mecanização, irrigação, cultivo e cuidados fitossanitários.

 

Links