Seção de atalhos e links de acessibilidade

Fogo não

Prefeitura faz balanço positivo da campanha contra as queimadas e celebra diminuição de focos de calor


Publicado em: 02 de Dezembro de 2021

Autor: Esdras Crepaldi


Data: 02 de Dezembro de 2021

Autor: Esdras Crepaldi


Autor da Foto: foto divulgação web

A Prefeitura de Cáceres, através da Coordenadoria de Defesa Civil, fez um balanço positivo na campanha de  orientação, conscientização, e prevenção contra as queimadas no município de Cáceres.

Com o tema “A gente sabe como começa, só não sabemos como vai terminar” o evento foi lançado em junho e terminou em novembro, e teve como  parceiros a Promotoria de justiça Ambiental, Juizado Volante Ambiental, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental,  Cruz Vermelha, Marinha do Brasil,  Grupo  Cometa, Seeg Fibras, Nelore Grendene e Grupo Canopus Veículos.

Nas principais ações de conscientização foram utilizadas mídias sociais, em rádio, TV, sites,  divulgação visual em outdoors e banners , tanto no perímetro urbano quanto na zona rural.

Caminhões pipas e dezenas de brigadistas voluntários atuaram no combate às queimadas Florestais dentro do município.   A Defesa Civil Estadual auxiliou o Corpo de Bombeiros com aeronaves na contenção de  focos de calor em áreas de reserva.

Para a coordenadora da Defesa Civil de Cáceres, Andrelina Magali da Silva, a campanha foi muito positiva e proporcionou resultados significativos no combate a focos de incêndios, durante este ano, que foi crítico com um grande período de estiagem e crise hídrica.

Magali informou que mesmo com o estado de calamidade decretado no município de Cáceres, os focos de queimadas diminuíram com a campanha e o engajamento da sociedade civil e militar. “Em 2020 de janeiro a dezembro foram registrados 28.358 focos de queimadas e em 2021, até o final de novembro registramos 13.339 focos, uma redução de mais de 15 mil pontos de incêndio. São números para serem celebrados”, avaliou a coordenadora Andrelina.

A prefeita Eliene Liberato comemorou os números e observou que com a união de todos, fiscalização , autuação e principalmente a conscientização das pessoas, o município vai diminuir cada vez mais as queimadas. “Fico muito feliz em ver esse resultado. Como educadora sempre vou acreditar na educação e na sensibilização das pessoas,  agradeço aos parceiros  pelo engajamento nas ações. Muito obrigada, juntos somos mais fortes”, finalizou Eliene.

Esdras Crepaldi - CCom