Seção de atalhos e links de acessibilidade

Prefeitura de Cáceres promove encontro de formação sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena


Publicado em: 26 de Abril de 2024

Autor: Esdras Crepaldi


Data: 26 de Abril de 2024

Autor: Esdras Crepaldi


No intuito de fortalecer a implementação das Leis nº 10.639/2003 e 11.656/2008, que tornam obrigatório o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira, assim como a história da cultura indígena no Brasil, a Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação, organizou o 1º Encontro de Formação Gestores Escolares e Coordenadores Pedagógicos. O evento ocorre na tarde desta sexta-feira (26), no auditório da Escola Dom Máximo.

A iniciativa busca promover a inserção da matriz curricular dos estudantes da rede municipal de ensino com uma abordagem mais inclusiva e diversificada, incorporando elementos essenciais da cultura afro-brasileira e indígena. Com isso, espera-se não apenas cumprir a legislação vigente, mas também enriquecer a experiência educacional dos alunos, promovendo o respeito à diversidade étnico-racial e a valorização das contribuições desses grupos para a formação da identidade nacional.

A palestrante convidada para essa primeira formação é a professora especialista Ana Paula Pinho da Silva, efetiva da Rede Municipal, que trará seu conhecimento sobre o tema para enriquecer o debate e fornecer subsídios para a implementação eficaz das políticas de ensino propostas. A educadora Maria Nazaré  Paula participa do evento como colaboradora.

A mediação desse encontro está a cargo da Professora Roseli do Nascimento Moreira, assessora responsável pela condução dessa pauta no âmbito da rede pública municipal de ensino de Cáceres.

Durante o evento serão discutidas estratégias pedagógicas e ações práticas que possam ser adotadas nas salas de aula, visando à valorização e ao reconhecimento da diversidade étnico-cultural do Brasil.

A ênfase estará na construção de um ambiente educacional inclusivo, que promova o diálogo intercultural e o combate ao racismo e à discriminação.

Para o secretário de Educação Fransérgio Piovesan, a Prefeitura de Cáceres reafirma, assim, seu compromisso com uma educação de qualidade e socialmente justa, que reconheça e valorize a pluralidade cultural do país e contribua para a construção de uma sociedade mais igualitária e democrática.

Esdras Crepaldi