Escolas Municipais se destacam no 2º Prêmio Vera Hiroko Okazaki Vieira com produções científicas e artísticas
Publicado em: 18 de Novembro de 2025
Autor: Esdras Crepaldi
Fonte: SME
Data: 18 de Novembro de 2025
Autor: Esdras Crepaldi
Fonte: SME
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), comemorou o desempenho das escolas da rede municipal no 2º Prêmio “Vera Hiroko Okazaki Vieira”, realizado pela UNEMAT dentro da programação da COP Pantanal 2025. Com o tema Patrimônios Bioculturais e Ações Climáticas, o evento reuniu produções que integram ciência, arte e cultura pantaneira.
Neste ano, o prêmio registrou 178 inscritos e 140 obras expostas. As escolas municipais enviaram 40 trabalhos, consolidando sua presença nas ações científicas e culturais promovidas pela universidade. Entre os destaques, a estudante Lívia Bindandi Menacho, da Escola Municipal Clarinópolis, conquistou o 2º lugar na categoria Desenho – Educação Básica, enquanto Antony José Felix Otil garantiu o 3º lugar. Outras produções da rede receberam menções honrosas.
As obras seguem expostas até 30 de janeiro de 2026 na Galeria da Artemat, na sede da SICMATUR, permitindo que a comunidade conheça de perto a produção estudantil.
O secretário de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, destacou o avanço da rede municipal nas ações formativas.
“Nossos estudantes e professores mostram, mais uma vez, a força da educação pública de Cáceres. A participação no prêmio reafirma nosso compromisso com projetos que integram ciência, cultura e identidade pantaneira”, reconheceu Piovesan.
A coordenadora pedagógica da SME, professora Luciana de Souza Gattass Crepaldi, também ressaltou a importância da premiação.
“É gratificante ver nossas escolas ampliando o protagonismo dos estudantes. Cada trabalho apresentado revela sensibilidade, pesquisa e o vínculo das crianças com o território onde vivem”, enalteceu Luciana.
A SME parabenizaou a equipe da Escola Municipal Clarinópolis pelo destaque na edição, especialmente a diretora Solange Novack, a coordenadora Nádia Bindandi e toda a equipe docente, pelo empenho nas ações que fortalecem a formação integral dos estudantes.
O Assessor das Escolas do Campo e membro do Projeto, professor Lucas Mateus Faria Silva, também destacou o protagonismo das unidades do campo. “A participação das escolas da rede municipal, tanto urbanas quanto do campo, reforça a importância de valorizar os diferentes contextos que compõem o território pantaneiro. Cada escola participante contribuiu com produções que refletem suas realidades e saberes locais”, concluiu Lucas.
Esdras Crepaldi