Seção de atalhos e links de acessibilidade

EMEI Professora Léa Maria apresenta à comunidade escolar os resultados do projeto “Conhecendo Cáceres”


Publicado em: 18 de Novembro de 2025


Data: 18 de Novembro de 2025


Autor da Foto: Ronivon Barros

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Léa Maria Lara Silva,  realizou na noite desta segunda-feira (17) a culminância do projeto “Conhecendo Cáceres”, iniciativa que levou as crianças a explorarem a gastronomia típica, o patrimônio histórico-cultural cacerense e as riquezas ambientais do Pantanal.

A diretora Kamilla Patrícia Ferreira Justiniano destacou que o projeto foi desenvolvido com o objetivo de fortalecer, desde a primeira infância, o sentimento de pertencimento e valorização das raízes locais.
“Buscamos apresentar às crianças as peculiaridades da nossa região por meio de vivências práticas. Ao longo do semestre, no Núcleo Cavalhada II, o projeto ganhou vida, os estudantes tornaram-se protagonistas de suas próprias descobertas, exercitando a curiosidade e o senso crítico. Explorar a flora, reconhecer as vegetações típicas e se encantar com a diversidade de animais, mamíferos, anfíbios, peixes, aves e répteis, fez toda a diferença no processo de aprendizagem”, explicou Kamilla.

A coordenadora Rosecley Magalhães Severino ressaltou que o conhecimento adquirido ultrapassa o campo teórico e se converte em consciência ambiental. “Nossos pequenos cidadãos estão compreendendo seu papel fundamental na preservação do meio ambiente que os cerca. É bonito ver esse entendimento florescer tão cedo”, avaliou.

O trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses foi apresentado à comunidade durante a Mostra de Resultados, evidenciando o envolvimento da equipe pedagógica, o engajamento das famílias e o entusiasmo dos estudantes.

Para o secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, a mostra reafirma o compromisso da rede com uma educação que dialoga com a realidade local. “Projetos como este fortalecem a identidade cultural das nossas crianças e aproximam a escola da comunidade”, pontuou.

Já a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Luciana Gattass Crepaldi, destaca que iniciativas com vivências práticas ampliam significativamente o aprendizado. “Quando a criança vivencia, experimenta, observa e interage, ela aprende de forma mais profunda e significativa. O ‘Conhecendo Cáceres’ é um exemplo de como a educação infantil pode despertar pertencimento, sensibilidade e conhecimento”, afirmou Gattass.

Links