Seção de atalhos e links de acessibilidade

Descentralização

Dr. Odenilson recebe secretária de Estado de Meio Ambiente


Publicado em: 30 de Março de 2023

Autor: Esdras Crepaldi


Data: 30 de Março de 2023

Autor: Esdras Crepaldi


Autor da Foto: Ronivon Barros

O vice-prefeito de Cáceres, Dr. Odenilson Silva,  recebeu na manhã de hoje (30/03), no gabinete da prefeita Eliene,  a Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti, o Diretor Regional da Sema, Luiz Sérgio Garcia e uma comitiva de pessoas composta por vereadores,  assessores, servidores públicos, empresários, produtores rurais e pecuaristas.

Mauren disse que este tipo de visita aos municípios é muito importante pela aproximação e pelo papel preponderante que eles tem hoje com a descentralização e novas competências. “A SEMA tem duas metas estabelecidas como primordiais que são o fortalecimento das regionais e a descentralização. Por isso temos o dever de preparar e qualificar os municípios para que eles possam assumir a prestação de serviços ambientais aos cidadãos nos seus territórios”, ressaltou Mauren.

A secretária observou que é preciso formular e controlar políticas de proteção ao meio ambiente e promover o desenvolvimento econômico dos municípios. “Todos precisam conhecer as novidades e inovações no modelo de gestão de políticas públicas para proteção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável  de Mato Grosso”, observou.

Segundo ela as inovações no modelo de licenciamento ambiental, resultaram na desburocratização e padronização dos processos de emissão de licenças ambientais. “Hoje nossa pasta está mais moderna e eficiente”, enalteceu Lazaretti.

Para o vice-prefeito de Cáceres a vinda da secretária de Meio Ambiente ao município demonstra o seu compromisso  com a efetivação da descentralização, que permitirá à gestão municipal realizar a fiscalização e licenciamento ambiental local das atividades consideradas de pequeno e médio impacto ambiental. “A descentralização da gestão ambiental vai otimizar ao município  o uso dos recursos públicos e aumentar a eficácia do controle ambiental, entre tantos benefícios” avaliou o vice-prefeito de Cáceres.

Dr. Odenilson disse da vontade da administração da prefeita Eliene Liberato Dias em  ficar responsável pela descentralização ambiental e  ressaltou importância dessa gestão de estabelecer o equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social, dando mais celeridade nos licenciamentos e contribuindo, sem deixar de ser responsável, na instalação de novos  empreendimentos e atender melhor a população.

O Coordenador Municipal de Meio Ambiente, Diego Dário Senn, vê com muitos bons olhos esta descentralização e destaca o compromisso da gestão municipal com as causas ambientais,  uma prioridade desta administração.

Os vereadores Luiz Landim, Celso Silva e Isaias Bezerra, participaram da reunião e defenderam a descentralização.

Esdras Crepaldi