Cáceres avança na consolidação do controle interno com fortalecimento das UNISECI
Publicado em: 01 de Agosto de 2025
Autor: Esdras Crepaldi
Data: 01 de Agosto de 2025
Autor: Esdras Crepaldi
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), realizou no dia 31 de julho mais uma etapa do processo de implantação das Unidades Setoriais de Controle Interno (UNISECI) no âmbito da Administração Direta do Poder Executivo. A iniciativa está em conformidade com a Lei Complementar nº 162/2021 e o Decreto nº 460/2025, e reforça o compromisso da gestão municipal com a transparência, legalidade e efetividade dos atos administrativos.
A reunião, conduzida pela CGM, reuniu os servidores designados como titulares e suplentes das UNISECI em cada Secretaria Municipal. O encontro abordou pontos centrais para o funcionamento e fortalecimento dessas unidades, como a missão institucional da Controladoria, a finalidade das UNISECI, a distinção de atribuições entre os órgãos, e o regime de subordinação técnica e funcional dos servidores.
O Controlador-Geral do Município, Robson Máximo, destacou que a medida representa um importante avanço para a governança pública local.
“Estamos construindo uma rede técnica de controle e ouvidoria descentralizada, orientada pela CGM, mas enraizada em cada Secretaria. Isso aumenta a capacidade de prevenção, orientação e resposta da gestão pública, aproximando o controle interno da realidade de cada política pública”, afirmou.
As UNISECI, enquanto Assessorias Específicas, têm como objetivo fortalecer e executar, dentro de cada Secretaria, as ações de controle interno e ouvidoria, conforme planejamento normativo e com o suporte técnico da CGM. Durante o encontro, foi reforçada a natureza complementar das unidades, sua vinculação técnica à CGM e a responsabilidade administrativa a cargo dos respectivos secretários municipais.
Além das apresentações, os participantes puderam tirar dúvidas, alinhar entendimentos e reafirmar o compromisso com a atuação técnica e integrada no serviço público.
A prefeita Eliene Liberato destacou a importância da consolidação desse modelo para o bom funcionamento da máquina pública.
“Estamos aprimorando nossos instrumentos de gestão, com foco na legalidade e na eficiência. Fortalecer o controle interno é garantir que o recurso público seja bem aplicado e que o cidadão tenha um serviço de qualidade”, afirmou a gestora.
Esdras Crepaldi / DRT 940 M