Mostra Digital da Educação Especial da Rede de Ensino Municipal de Cáceres-MT 2020

Publicado em: 29 de Dezembro de 2020

Data: 29 de Dezembro de 2020

A mostra digital tem o objetivo de apresentar os trabalhos pedagógicos desenvolvidos no âmbito da Educação Especial, pelos professores e alunos, no ano letivo de 2020.

A Educação Especial é uma modalidade de ensino transversal que visa assegurar aos alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (Transtorno do Espectro Autista) e altas habilidades/superdotação, o desenvolvimento das potencialidades socioeducacionais no decorrer das etapas de ensino, por meio da oferta de recursos e serviços educacionais especializados. Tais recursos e serviços, organizados institucionalmente, têm a finalidade de apoiar, complementar e suplementar a formação dos alunos.

Os serviços de apoio pedagógico especializados são desenvolvidos em classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado em salas de recursos multifuncionais. A função do AEE é identificar e enfrentar as dificuldades que possam obstruir o processo de escolarização desses alunos. Esse dispositivo jamais deve se constituir como substitutivo ao trabalho da classe comum, diferenciando de qualquer prática segregatória.

No presente ano, na rede municipal de ensino de Cáceres-MT nove instituições de ensino municipais ofertaram o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e, em cada SRM há professoras especializadas e capacitadas para o atendimento. No início do ano, várias auxiliares de desenvolvimento foram contratadas para acompanharem os alunos com necessidades educacionais na sala comum e ainda, ocorreu o primeiro atendimento pedagógico domiciliar.

Com a pandemia da Covid-19, e consequentemente o isolamento social, novos desafios foram postos na área educacional como as aulas não presenciais, a reinvenção de novas formas de ensinar, mediadas por atividades impressas, as tecnologias digitais e outros meios, sem perder o vínculo afetivo e aprendizagem efetiva.

Nesse contexto, a Secretária Municipal de Educação, Luzinete Tolomeu, reafirma o seu compromisso com a Educação de crianças e adolescentes, parabeniza os profissionais e alunos pelos trabalhos desenvolvidos com dedicação e criatividade e de modo especial, ressalta a parceria das escolas com as famílias nesse tempo de aprendizagem a distância.

A Mostra Digital estará disponível a partir desta terça-feira, dia 29/12 para acesso das famílias e interessados em conhecer e prestigiar os trabalhos.

Convite da coordenadora pedagógica da SME Rosimar Cristina para Mostra Digital da Educação Especial
Convite da mãe do aluno do Atendimento Pedagógico Domiciliar para a Mostra da Educação Especial
Convite da Professora da SRM Frádia para Mostra Digital da Educação Especial.
Convite da psicóloga da SME a doutora Aline Braga para a Mostra Digital da Educação Especial
Convite da Secretária Municipal de Educação para Mostra Digital da Educação Especial