Seção de atalhos e links de acessibilidade

Conheça Cáceres

CÁCERES NO ESPLENDOR DA CHEIA NO PANTANAL

A lâmina da água sangrando à barreira dos 4 metros na Baía que margeia o Centro Histórico de Cáceres- a 210 quilômetro Oeste de Cuiabá-  exibe um espetáculo que encanta  os moradores e visitantes daquele município,  que têm  o Rio Paraguai como cartão postal somado ao conjunto de casarões bicentenário.


Há vários anos à principal cidade pantaneira no estado do Mato Grosso,  não registrava esse índice, quê é coletado diariamente pela tripulação da Marinha do Brasil,  e  repassada à imprensa e órgãos afins. 


Se de um lado o verde da vegetação aquática e ciliar que emoldura as curvas do rio e da baía de Cáceres, emergem dessas matas o triste fenômeno batizado de "decoada", ou seja as queimadas registradas no Pantanal do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul,  desde 2019 até 2021, acabou gerando toneladas de  cinzas, que com a subida do rio ,  foram  carreadas ao leito do Rio Paraguai,  reduzindo drasticamente  o oxigênio dizimando os  cardumes,  sobretudo das espécies de couro que habitam os poços mais profundos,  onde os restos de queimadas por consequência  se alojam. 
A partir de Cáceres,  pescadores relatam quantidade imensa de peixes mortos decorrentes da decoada, numa extensão do rio até às baías de Uberaba e Gaiva,  mais ao sul de Cáceres,  quase na divisa com Mato Grosso com Mato Grosso do Sul, onde o rio e as baías são compartilhadas meio a meio com a Bolívia, na chamada fronteira hídrica. 


Ambientalistas como o guia de pesca Claudionor Duarte, aponta que há um misto de alegria com vigor da cheia no seu ápice,  mas por outro lado,  a mortandade de peixes, entristece aos ambientalistas,  turistas,  empresários que atuam no turismo de pesca esportiva,  e, principalmente às famílias ribeirinhas que são as mais atingidas,  visto que enquanto comunidades tradicionais dependem da fartura de peixes. 


Na cidade ninguém fica alheio a situação. No entanto,  a prefeitura local, sob gestão da prefeita Eliene Dias através da secretaria de Turismo e Meio Ambiente  vem atuando para a realização da quadragésima edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva previsto para realizar na última semana de abril avançando até o feriado de primeiro de maio.

O Fipe é por décadas considerado o maior evento turístico do Mato Grosso,  e um dos maiores do Centro Oeste. 
Cláudio Henrique Donatone (Turismo) titular da pasta e o turismlogo Ricardo Vanini(Cultura) atuam em conjunto a outros servidores visando atender as expectativas criadas para a festa que tem como plataforma exatamente o Rio Paraguai.