Planejar, efetivando às políticas públicas do município, o equilíbrio entre objetivos propostos e os recursos, assegurando a qualidade de vida dos munícipes.
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O secretário de Administração da atual gestão da prefeita Eliene Liberato Dias, é o cacerense nato, Wilson Massahiro Kishi.
Filho de Akio Kishi e Mitie Kishi. Nasceu no dia 03 de outubro de 1962, formado em Gestão Pública pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
Foi vereador por Cáceres em cinco legislaturas consecutivas, de 1989 a 2008. Foi 1º Secretário da Câmara Municipal Constituinte e ocupou os cargos na Mesa Diretora: 1º Secretário em 1989/1990 e Presidente 2005/2006.
Concorreu a deputado estadual em duas oportunidades (2002 ficou na 1ª suplência e 2006 na 2ª suplência), sendo deputado por 4 meses, de julho a outubro de 2008. Em 2010, ficou na 2ª suplência de deputado federal. Ao longo da sua carreira política, Wilson Kishi, como é conhecido, ocupou vários cargos na esfera estadual e municipal.
De janeiro/2003 a março/2004, foi Secretário Adjunto de Esportes e Lazer de Mato Grosso. Na prefeitura de Cáceres, o atual Secretário de Administração, foi titular das Pastas de Obras e Serviços Urbanos (SOSU), de janeiro/2009 a março/2010; Indústria e Comércio, de agosto/2011 a março/2012; Saúde, de maio/2014 a maio/2015; Governo e Assuntos Estratégicos, de maio/2015 a dezembro/2018; além de ocupar interinamente por vários meses o Esporte e Lazer e a Agricultura e Desenvolvimento Econômico.
Fora do arco político, Kishi foi presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Cáceres (1983/1984/1985), presidente do Rotary Club de Cáceres em 1992/1993; Vice-presidente do Cáceres Esporte Clube (1990) e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres (IHGC), desde 2019.
I-planejar, executar, coordenar, controlar e avaliar as atividades de planejamento;
II-implantar políticas, programas, planos, projetos, diretrizes e metas;
III-elaborar, controlar e avaliar os orçamentos do município;
IV-formular e coordenar a política de desenvolvimento econômico;
V-coordenar o sistema de pesquisa, planejamento e execução dos planos globais;
VI-compatibilizar ações de maneira a evitar atividades conflitantes, dispersão de esforços e desperdícios de recursos públicos;
VII-desenvolver programas de capacitação;
VIII-propor adequações necessárias na proposta orçamentária do órgão, ajustando-a aos critérios e aos limites fixados na Lei Orçamentária do Município;
IX-elaborar relatório de atividades de programas executados pelos órgãos sob sua atribuição;
X-implantar, coordenar, orientar e supervisionar atividades, programas e projetos;
XI-propor medidas para aumentar a eficácia dos programas e dos projetos da Prefeitura;
XII-realizar estudos e pesquisas para o planejamento das atividades do Governo Municipal;
XIII-promover e coordenar a elaboração do PPA-Plano Plurianual;
XIV-promover e coordenar a elaboração da LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias;
XIV-promover e coordenar a elaboração da LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias;
XV-promover e coordenar a elaboração da LOA-Lei Orçamentária Anual;
XVI-promover estudos e pesquisas que visem ao aperfeiçoamento das técnicas e elaboração do orçamento público;
XVII-realizar audiências públicas das peças de planejamento (PPA, LDO, LOA);
XVIII-promover orientação de remanejamentos e abertura de crédito adicional ao orçamento e correção de eventuais desvios na execução do orçamento e nas diretrizes propostas;
XIX-efetuar o remanejamento orçamentário e abertura de crédito adicional ao orçamento quando solicitado pelas unidades administrativas, de acordo com as disposições legais;
XX-gerir e executar o planejamento orçamentário do município.