Intercâmbio

Secretário de Saneamento e técnicos da Autarquia Águas do Pantanal realizam visita técnica em Rondonópolis

Publicado em: 02 de Dezembro de 2021

Autor: Esdras Crepaldi

Data: 02 de Dezembro de 2021

Autor: Esdras Crepaldi

Autor da Foto: Roo

O secretário municipal de Saneamento e Meio Ambiente de Cáceres, Júlio César Parreira Duarte,  o assessor jurídico  da Autarquia Águas do Pantanal, Alexandre Quida,  e uma equipe do órgão, o engenheiro sanitarista Giovane Batista da Silva Santos,  a pregoeira Cristiane Cebalho de Oliveira e o  coordenador de compras Antônio Carlos Mendes, estiveram em uma visita técnica, no Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), nos dias 30/11 e 01/12, para conhecer a gestão do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto municipal e as tecnologias utilizadas pelo órgão.

O grupo cacerense foi recebido pelo  diretor presidente interino do Sanear, o engenheiro Hermes Ávila de Castro.

Na pauta da equipe cacerense, fez visitas à Estação de Tratamento de Água – ETA; Estação de Tratamento de Esgoto – ETE; Aterro Sanitário; Usina de Triagem de Resíduos – UTR; Desarenador (estação de captação de água no Rio Vermelho) e a sede da entidade no bairro Monte Líbano.

O secretário de Saneamento e Meio Ambiente, Júlio Parreira, que representou a prefeita municipal Eliane Liberato Dias, disse que esta visita técnica ao Sanear foi de suma importância, pois o  modelo de saneamento é idêntico a autarquia Águas do Pantanal, que também faz parte da Agência Reguladora Intermunicipal dos Serviços de Saneamento de Mato Grosso (ARIS MT), e é um serviço público.

“Neste intercâmbio vamos levar conosco as boas práticas e modelo de gestão que encontramos aqui. O Sanear  está bem próxima da universalização do esgoto em Rondonópolis  e tem água 100% tratada”, observou Júlio.

O secretário  ainda agradeceu e parabenizou o prefeito Zé do Pátio que, através do presidente Hermes, proporcionou esta enorme troca de experiência.  “A aquisição de novos  conhecimentos e tecnologias identificadas que esta visita nos proporcionou,  com certeza vai nos permitir fazer um trabalho diferenciado e de excelência para nossa população, ” concluiu Júlio.

O assessor jurídico Dr. Alexandre Quida, que  representou a diretora executiva da Autarquia Águas do Pantanal, Maria Aparecida Nepomuceno Silva, avaliou como muito positiva a visita a Rondonópolis.

“Em conversa com a equipe jurídica  da Sanear vi que também estão sendo implantados meios extrajudiciais e judiciais para auxiliar na cobrança. Eles oferecem  o PPE – Plano de Parcelamento Especial, que  é muito interessante,  parecido com um Refis, e ajuda o cidadão colocar em dia as pendências junto ao órgão. Vamos avaliar para implantar em nosso município,  ”  avaliou  Alexandre Quida.

Hermes Ávila de Castro que  também  é presidente  da regional Centro Oeste da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae,  disse que foi uma satisfação receber a caravana de Cáceres  para poder  trocar experiências.

“Rondonópolis hoje serve de referência no Centro Oeste e, se hoje recebemos visitas de outros municípios, é resultado, uma consequência, dessa evolução que o município vem fazendo ao longo dos anos em investimentos em saneamento básico,” finalizou Hermes.

Esdras Crepaldi - CCom