Seção de atalhos e links de acessibilidade

Prova Juvenil movimenta o 41º FIPe e revela campeões


Publicado em: 05 de Julho de 2024

Autor: Esdras Crepaldi


Data: 05 de Julho de 2024

Autor: Esdras Crepaldi


Legenda: A bicampeã Sofia Bassoli, com a vice Melissa Araújo e a terceira colocada Gabriely Lara
Autor da Foto: Ronivon Barros

O quarto dia do 41º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres  (FIPe), nesta sexta-feira (05/07), iniciou com a pesca de praia na categoria Juvenil, voltada para crianças de 10 a 12 anos.

As crianças, com entusiasmo, puderam experimentar a emoção de pescar e devolver os peixes ao seu habitat natural. Logo nas primeiras horas da manhã, um grupo animado de meninos e meninas, vestidos com cores que representam o Pantanal, se reuniu no pátio da Sematur, aguardando a descida para a praia do Daveron, local da competição.

"Para eles, a emoção de soltar um peixe é muito maior do que fisgá-lo. É a pedagogia da preservação, a celebração da vida", observou a prefeita de Cáceres.

Neste ano, pela segunda vez consecutiva, a categoria foi dividida em duas baterias de 500 participantes cada. Segundo o secretário de Turismo e Cultura, pescar e soltar após a pesagem e medição dos peixes traduz o verdadeiro sentimento do pescador que pratica o esporte por amor. "É a valorização e preservação das espécies. É a sustentabilidade do manancial pesqueiro para as futuras gerações", afirmou.

O secretário também agradeceu à comissão de arbitragem e aos fiscais da Guarda Mirim, Lobo Guará, Secretaria Municipal de Educação, IFMT Campus Cáceres, Rotary, Guarda Municipal, Marinha, Corpo de Bombeiros, e Polícia Militar, que atuaram nesta prova.

Após três horas de pesca, os vencedores foram conhecidos. Eles receberam troféus e prêmios, incluindo bicicletas e aparelhos celulares, doados pela Farmácia Economize e União Centro Automotivo.

O grande destaque da competição foi a pescadora Sofia Da Silva Bassoli, que venceu a prova feminina novamente este ano, após ter sido a vice-campeã em 2023. “Estou muito feliz, primeiro porque gosto muito de pescar e segundo porque me tornei bicampeã da pesca juvenil feminina”, concluiu Sofia.  

Juvenil Masculino

  1. Deivison Rodrigues Campos De Souza
  2. Luiz Felipe Simião Pires
  3. Erick De Pinho Silva
  4. Breno Felipe Da Silva Paula
  5. Macksuel Tiago Martins Da Silva

Juvenil Feminino

  1. Sofia Da Silva Bassoli
  2. Melissa Assunção Araujo
  3. Gabriely Lara Pedroso
  4. Melissa Oliveira Barreto
  5. Kemilly Danielly Dos Santos Ribeiro

Esdras Crepaldi/FIPe