Seção de atalhos e links de acessibilidade

Saúde Bucal

Projeto Sorriso Feliz leva saúde bucal para alunos das escolas municipais de Cáceres


Publicado em: 16 de Setembro de 2021

Autor: Esdras Crepaldi


Data: 16 de Setembro de 2021

Autor: Esdras Crepaldi


Autor da Foto: SMS

A prefeitura de Cáceres, através da secretaria municipal de Saúde – SMS,  realiza nas escolas municipais o projeto “ Sorriso Feliz”, que tem como objetivo cuidar da saúde bucal das crianças desde o início da infância, orientando  a escovação correta dos dentes e a importância da prevenção às cáries.

Segundo a gerente de odontologia da SMS, Marilu Santana  de Carvalho Rodrigues, a proposta pedagógica em saúde bucal do “Sorriso Feliz”, é levar informação  e  despertar nas crianças a cultura da relevância da higiene bucal. “Com isso, através da escovação supervisionada,  ensinamos a maneira correta de se escovar os dentes e o uso de fio dental”, explicou Marilu.

A gerente ainda informou que uma criança com cáries  deixa de fazer uma alimentação correta, porque não consegue mastigar direito,  tem uma baixa aprendizagem e com isso um rendimento escolar insatisfatório. “Por isso o Ministério da Saúde recomenda que o município oferte a escovação orientada, e nós vamos além, damos palestras e ofertamos um kit  de escovação para os alunos, composto de creme dental, fio dental e escova” revelou Marilu Rodrigues.

Para  a secretária municipal  de Saúde, Elis Fernanda de Melo Silva, a proposta pedagógica em saúde bucal, não se limita apenas a oferecer instruções sobre a correta escovação dos dentes e uso de fio dental.  "Ela vai mais além,  pois através dessas orientações, esperamos que  o projeto também chegue nas casas dos estudantes,  onde as crianças são difusoras do conhecimento e os pais precisam entender também  a importância da prevenção da  cárie e não esperar que ela aconteça nos seus filhos  para depois levá-las ao dentista já em situação de dor”, avaliou Elis Fernanda.

A secretária de saúde ressaltou ainda que o  foco do “Sorriso Feliz” é a prevenção, justamente fazendo atendimento às crianças da rede pública de ensino e motivando-as aos hábitos corretos de saúde bucal.

Já a Secretária Municipal de Educação, Liamara Rodrigues Silva,  vê a parceria como uma maneira de orientar os alunos e envolver os professores também neste processo de escovação.  “ Iniciamos  este semestre de forma híbrida. A pandemia trouxe muitos desafios, um deles é implantar a biossegurança, este projeto respeita as normas sanitárias para que ele aconteça. O “Sorriso Feliz” traz conteúdos importantes para nossos alunos e toda comunidade escolar”, finalizou Liamara.

 

Esdras Crepaldi - CCom