Projeto Saúde Mental na Adolescência é destaque nas escolas da rede municipal

Autor: Esdras Crepaldi

Data: 25 de Maio de 2022

Autor: Esdras Crepaldi

A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação - SME, desenvolve o Projeto Saúde Mental na Adolescência.

A ação está sendo desenvolvida  e coordenada pela psicóloga doutora Aline Rejane Caxito Braga da psicologia SME  e tem a participação  acadêmicos da área da faculdade Estácio FAPAN.

O Projeto tem como objetivo proporcionar conhecimentos e espaços de reflexões sobre a saúde mental, e está voltado para os alunos dos anos finais da rede municipal de ensino de Cáceres.

Na programação do evento palestras com todos os alunos dos anos finais  e rodas de conversas com  diferentes temáticas escolhidas pelos adolescentes,  como família, autoestima e bullying.

Para a psicóloga Aline Rejane é muito importante discutir com os adolescentes a importância da saúde mental e os diversos fatores que a influenciam, como acesso à educação, saúde, moradia, relação com a família, amigos e com a comunidade, entre outros assuntos relevantes.

“Nesse momento, o projeto está sendo realizado nas instituições de ensino da rede municipal que ofertam os anos finais, e estão na área urbana, mas posteriormente será realizado com os alunos das escolas do campo”, observou Aline.

Já a acadêmica do quinto semestre de psicologia Cláudia Patrícia Rodrigues de Oliveira, ressaltou que após dois anos de confinamento, participar da dessa experiência como palestrante para os jovens é um misto de emoções. “Após a realização da minha primeira palestra no projeto, percebi que estou no caminho certo e que a psicologia me abraçou. Sou muito grata à docente Aline, a prefeitura e a instituição que represento, Fapan,  por essa oportunidade de colocar em prática a teoria aprendida”, avaliou Cláudia.

A secretária municipal de Educação Liamara Rodrigues, endossa o Projeto Saúde Mental na Adolescência nas unidades da rede municipal e enfatiza que as atividades por ele desenvolvidas são de grande importância, principalmente neste período, onde as aulas presenciais retornaram ao cotidiano da escola, por isso essa  parceria proporciona   atendimento aos nossos alunos que passaram por diferentes situações na pandemia”, concluiu Liamara.

Esdras Crepaldi