Seção de atalhos e links de acessibilidade

Prefeitura reativa Comitê de acompanhamento e monitoramento de Promoção e Defesa da Pessoa em Situação de Rua


Publicado em: 27 de Julho de 2022

Autor: Esdras Crepaldi


Data: 27 de Julho de 2022

Autor: Esdras Crepaldi


O Comitê Intersetorial de acompanhamento e monitoramento de Promoção e Defesa para a Pessoa em Situação de Rua – CIAM POP RUA, é um instrumento de gestão intersetorial de caráter consultivo, propositivo e de monitoramento no município de Cáceres.

Segundo a secretária de Assistência Social  Fabíola Campos, ele é um comitê inovador, e que poucos municípios  no estado de Mato Grosso o instituíram.

O CIAM POP RUA, foi retomado na gestão da prefeita Eliene Liberato Dias em maio de 2022 e é um instrumento social paritário com 08 membros, sendo quatro representantes do Governo Municipal  e quatro da sociedade civil organizada  e órgãos de defesa.  

Na última reunião virtual, terça-feira (26/07), via aplicativo Google Meet, os componentes definiram duas atividades para o mês de agosto, a realização de uma Roda de Conversa com pessoas em situação de rua atendidas e acompanhadas pelas unidades CREAS e Casa de Passagem, no dia 17, em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado dia19/08 e a organização de Roda de Conversa com instituições da rede municipal em data a ser definida.

A prefeita Eliene Liberato Dias, ressaltou a importância da reativação do Comitê e destacou a participação dos membros que vão atuar de forma bem incisiva nesta temática, visando o convívio social e as relações de  solidariedade, afetividade e respeito às pessoas em situação de rua. “É uma doação, uma participação social importante de atendimento e acolhimento”, destacou Eliene.

Pra ela traçar metas e planos estratégicos para ajudar essa população que, pelos motivos mais diversos, encontra-se em situação de rua, é essencial, por isso a prefeita avalia a fundamental importância do comitê.

Ela concluiu dizendo que a Prefeitura, através da Assistência Social desenvolve ações na busca ativa e identificação desta população e com o apoio de um comitê específico, há um aprimoramento das políticas públicas voltadas à população em situação de rua.

Esdras Crepaldi