Educação Especial

Prefeitura realiza mais uma etapa de formação continuada da educação especial

Publicado em: 09 de Outubro de 2021

Autor: Esdras Crepaldi

Data: 09 de Outubro de 2021

Autor: Esdras Crepaldi

Autor da Foto: SME

Na última sexta-feira (08), a prefeitura de Cáceres por meio da secretaria municipal de Educação realizou mais uma etapa de Formação Continuada da Educação Especial.

A capacitação intitulada “Conhecimentos e habilidades na Educação Especial,  foi voltada para Coordenadores Pedagógicos, Professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), que atuam com alunos da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino.

A abertura do evento foi marcada por momento de muita sensibilidade, conduzido pela secretária Liamara Rodrigues.

A programação do encontro abordou temáticas importantes para o conhecimento teórico e o desenvolvimento das habilidades necessárias para atuação dos profissionais da Educação Especial, pensadas para atender às necessidades de cada aluno.

Pela manhã, a psicóloga Dra. Aline Rejane Caxito Braga, responsável pela Educação Especial na Rede Municipal de Ensino, fez uma contextualização sobre os marcos teóricos e legais da Educação Especial no Brasil, e a psicóloga do CER/Secretaria Municipal de Saúde, Andreia Santiago Santos Souza, palestrou sobre Deficiência Intelectual.

No período vespertino, as professoras da rede municipal de ensino Frádia Cícera Tsukamoto, da EM Vitória Régia,  e Cleonice Godoi, da EM Frei Grignion, trabalharam sobre práticas pedagógicas e deficiência intelectual, partilhando conhecimento e experiências com os alunos.

O estagiário de psicologia, Vinícius Ferri,  que atua na equipe pedagógica da Secretaria de Educação, também fez contribuição abordando sobre softwares educativos que podem auxiliar o trabalho docente com alunos que necessitam de atendimento educacional especializado.

Segundo Luciana Gattass Crepaldi, coordenadora pedagógica da SME, a equipe da Educação  Educação Especial, que hoje conta com a  psicóloga Aline Braga e o estagiário de psicologia Vinícius Ferri,  desde julho tem realizado encontros formativos, de forma online, com profissionais da área.  “Este encontro foi o primeiro presencial, com outros já marcados para final de outubro e novembro; vamos continuar na modalidade híbrida (presencial e online)”, informou Luciana.

“Pensamos em espaços de discussão, sensibilização e formação, a partir de temas propostos pelos profissionais da rede, com o objetivo de contribuir para a formação e crescimento dos educadores que atuam na Sala de Recursos Multifuncionais – SRM e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil – ADI, com alunos com necessidades educacionais especiais”, pontuou a doutora Aline, que ainda destacou o valioso apoio dos palestrantes, de toda equipe da SME e, principalmente, da secretária Liamara.

A secretária Liamara Rodrigues finalizou dizendo que a educação especial deve ser entendida como responsabilidade de todos e discutir o tema com profissionais que atuam nesta área específica, melhora o atendimento a esse público e a qualidade da educação.

Esdras Crepaldi - CCom