Prefeitura lança Campanha com placas educativas sobre preservação ambiental

Publicado em: 28 de Maio de 2021

Data: 28 de Maio de 2021

Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, lança campanha de Educação Ambiental, com placas educativas, no mês de junho.

A Prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, explicou que o Projeto será itinerário para atender um maior número de pessoas e diminuir os custos. “Para que haja mudanças de hábitos na sociedade é necessário oferecer educação com propostas simples, principalmente para as crianças. Estou confiante que será muito eficaz. Peço aos pais que comecem a praticar com seus filhos pequenas ações diárias, como não jogar papel no chão, separar o lixo, entre outras. Se queremos ser referência como cidade Turística temos que fazer o dever de casa”.

A secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Alessandra Castilho, explicou como o Projeto vai funcionar. “Na Praça Barão e ao entorno da SICMATUR, onde existe um grande número de visitantes, vamos fixar placas com frases que façam com que os cidadãos tenham atitudes mais conscientes e que contribuam com a preservação da natureza. Nas outras Praças e em alguns pontos vamos levar placas, instalar cestos de lixos, arborizar e depois de 30 dias, levamos as placas, para outro ponto, neste sistema de rodízio, conseguiremos atingir todas as pessoas”.

Sob coordenação do cenógrafo Marcionei Miranda, os reclusos fazem oficinas de acordo com sua aptidão. “Nós treinamos essas pessoas e eles conquistam remissão da pena e uma profissão, a maioria já sai com emprego garantido por ter sido capacitado”, contou Marcionei, dizendo ainda que todas as placas foram confeccionadas por reeducados, que reaproveitam tudo, “O adubo tem uma porcentagem das árvores trituradas pelas máquinas do município, as grades de proteção que serão utilizadas nas árvores  são construídas de madeiras reaproveitadas, as bases para as sementeiras são feitas com a parte de baixo das garrafas pet que sobram dos enfeites natalinos, as mudas maiores são colocadas em latas de tintas que vão para o lixo. Estamos vivendo um novo momento, vamos dar um destino correto para os nossos resíduos, embelezando nossa cidade”.

O ressocializando, Lucinei Aparecido de Souza, disse que agradece todos os dias pela oportunidade. “Graças a esse projeto eu aprendi uma profissão, conseguir um emprego e hoje sustento minha família com dignidade”, disse Lucinei.