Prefeitura e parceiros abrem etapa municipal da CONAE

Publicado em: 02 de Maio de 2022

Autor: Esdras Crepaldi

Data: 02 de Maio de 2022

Autor: Esdras Crepaldi

Autor da Foto: Ronivon barros

A Secretária de Educação de Cáceres,  Liamara Rodrigues da Silva,  participou na tarde desta segunda-feira, (02), da abertura da quarta Conferência Nacional de Educação –CONAE, etapa municipal.

Participam deste evento  representantes das redes públicas municipal, estadual e federal, da rede privada, educação profissional e ensino superior, que atuam no município.

Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, o Fórum Municipal de Educação traz nos principais objetivos desta  etapa: avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação (PME), analisando o cumprimento das metas e estratégias estabelecidas, bem como os avanços e desafios; além de conclamar a sociedade para participar da elaboração e aprovação do novo Plano Nacional de Educação 2024-2034.

São parceiros  na realização da etapa municipal a Secretaria Municipal de Educação –SME, o Conselho Municipal de Educação, Fórum Permanente de Educação, Diretoria Regional de Educação (DRE). A UNEMAT, Câmara Municipal, Sintep-Cáceres e SSPM também são parceiros nesta realização, juntamente com todas as Instituições que compõe o Fórum Municipal de Educação.

Na programação palestras, plenárias de eixos temáticos e elaboração do documento da conferência.

A secretária de Educação Liamara Rodrigues disse que a conferência possui caráter deliberativo e apresenta um conjunto de propostas a serem encaminhadas para a etapa estadual, que subsidiará a efetivação e implantação do Plano Nacional de Educação, no contexto da construção do Sistema Nacional de Educação, abrangendo, especialmente, a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração.

O vereador Isaias Bezerra representou a Câmara Municipal de Cáceres  e avaliou a CONAE como muito importante, desejando a construção de um documento que atenda as expectativas da educação.

Já o professor Regis Aparecido de Oliveira, do Fórum Municipal de Educação, observou que o evento  representa a democratização da Educação, possibilitando debruçar nos eixos temáticos para que a conferência tenha a digital e o compromisso dos participantes.

A Diretora da DRE, professora Soeli Rossi avaliou que juntos os participantes podem contribuir com a melhoria da educação no munícipio através da participação nos eixos de trabalho.

Concluindo a presidente do Conselho Municipal de Educação, Valquíria Soares , destacou que era um dia importante para consolidar as expectativas, avaliando e implementando contribuições para o futuro da educação.

Na pauta de abertura palestra com a professora doutora Gleice Antônia Moraes, que abordou o tema Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro  da educação brasileira, e a leitura para aprovação do regimento  e eleição de delegados.

No dia 03, terça-feira, acontecem as plenárias dos eixos temáticos e final.

Esdras Crepaldi