Prefeitura e membros da comissão de civismo se reúnem para organizar a Semana da Pátria

Publicado em: 05 de Agosto de 2022

Autor: Esdras Crepaldi

Data: 05 de Agosto de 2022

Autor: Esdras Crepaldi

Autor da Foto: Wilson Kishi

O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Fransérgio Rojas Piovesan,  representou a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, na primeira reunião com a Comissão Municipal de Civismo visando à preparação das atividades da Semana da Pátria .

O secretário de Administração Wilson Kishi e coordenadores da Secretaria de Educação também participaram do evento.

A Comissão de Civismo é nomeada através de Decreto Municipal e conta com a participação das Secretarias Municipais, Marinha do Brasil,  Exército Brasileiro, Polícia Militar, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar.

Na reunião os participantes foram sensibilizados quanto ao gerenciamento das atividades que antecedem o grande evento e as funções de cada instituição, para que mais uma vez, a Semana da Pátria desperte o patriotismo e o desfile cívico ocorra de forma agradável, possibilitando a demonstração de amor dos brasileiros para com sua Pátria mãe.

Neste encontro  ficou definida a data de 01 de setembro, às 08 horas,  como abertura da Semana da Pátria, bem como as atividades deste dia, Fogo Simbólico, Hasteamento da Bandeira do Brasil com o canto do Hino Nacional e apresentações escolares alusivas à data.

Já o Tradicional desfile cívico militar, escolar e de associações acontece no dia 07 de setembro, às 7h30, na avenida sete de Setembro.

“Como brasileiros esperamos  que o civismo contribua na construção de uma sociedade ética, justa e moral. O desfile de 07 de setembro é uma oportunidade de expressarmos nossos sentimentos de cidadãos”, ponderou o secretário Fransérgio Piovesan.

Para a coordenadora pedagógica da SME, Luciana Gattass Crepaldi, o desfile cívico desperta o interesse dos alunos na participação e também possibilita às escolas desenvolverem pesquisas sobre o tema, com abordagem nos fatos históricos. “Além de diversas atividades pedagógicas, os alunos ainda praticam o exercício do patriotismo”,  avaliou Luciana.

Os militares  Capitão Rodrigo Guilardi,  66º BIMTz, Capitão Sales, Agência Fluvial de Cáceres, 1º Tenente Caio César da Polícia Militar e 2º Tenente  Gilvan Medeiros da Polícia Ambiental marcaram presença na reunião.

Concluindo o Capitão do Exército Rodrigo Guilardi, enfatizou que o planejamento é essencial para o sucesso de qualquer evento. “ Em um evento grande como esse, que envolve um grande número de participantes e expectadores, devemos estar preparados, por isso planejamento é fundamental”, finalizou Guilardi.

Esdras Crepaldi