Seção de atalhos e links de acessibilidade

Prefeitura e Judiciário reúnem esforços em projeto de inclusão de adolescentes e jovens no mundo do trabalho


Publicado em: 20 de Julho de 2022

Autor: Esdras Crepaldi


Data: 20 de Julho de 2022

Autor: Esdras Crepaldi


Legenda: O Juiz, Dr. Pierro, recebendo o Projeto da Assistência Social
Autor da Foto: Assessoria

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), apresentou na manhã desta quarta-feira (20),  para o Juiz de Direito, Pierro de Farias Mendes, titular  da 1ª Vara da Comarca de Cáceres, o projeto ELOS: Somando esforços para abrir portas para à juventude.

O magistrado elogiou  a iniciativa e disse que vai somar esforços nesta parceria de inclusão social.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Fabíola Campos Lucas,  a parceria com o Poder Judiciário, teve início a partir de discussões preliminares do compromisso em pensar juntos, ações que pudessem gerar oportunidades, através de uma transição positiva da juventude, da escola para o trabalho.

Fabíola explica que o projeto tem por objetivo maior  a inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, perante a adesão do município à iniciativa do Selo Unicef - Um Milhão de Oportunidades (1MiO). “Esta ação estabelece uma parceria com o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) da SMAS, e o Núcleo de Cidadania de Adolescentes - NUCA, do SELO UNICEF”, informou Fabíola.

A iniciativa, Um Milhão de Oportunidades (1MiO), é a maior articulação do Brasil pela inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho decente.

O lançamento do projeto está previsto para o mês de Setembro, e será apresentado em um Fórum Municipal de Aprendizagem e Inclusão Produtiva de Jovens, a ser organizado, pela Secretaria Municipal de Assistência Social e a Comissão Intersetorial do SELO UNICEF.

Algumas ações a serem desenvolvidas pelo Projeto são:

• Divulgar a Lei de Aprendizagem e sensibilizar estabelecimentos locais para o cumprimento da cota de contratação de aprendizes, através de campanhas locais;

• Divulgar a Lei de estágio e sensibilizar estabelecimentos locais para a oferta de vagas para adolescentes estagiários, através de campanhas locais;

• Divulgar/inserir em cursos de qualificações profissionais de forma gratuita disponíveis no município com instituições parceiras;

• Divulgar junto aos estabelecimentos locais as possibilidades e benefícios de contratação de adolescentes e jovens;

• Lançar e divulgar na plataforma de oportunidades do 1MiO, a inserção dos dados das vagas e cursos oportunizados;

• Mobilizar adolescentes e jovens a utilizarem a plataforma do 1MiO como suporte de construção e divulgação do currículo e oportunidade de realizar teste vocacional.