capacitação para conselheiros tutelares

Prefeitura de Cáceres será sede de capacitação para conselheiros tutelares de 12 municípios

Publicado em: 14 de Setembro de 2021

Autor: Thaís Sabino

Data: 14 de Setembro de 2021

Autor: Thaís Sabino

Legenda: capacitação para conselheiros tutelares
Autor da Foto: logo

A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria de Assistência Social, será cidade polo na capacitação de Conselheiros Tutelares nos dias (15, 16 e 17), de setembro, no auditório da (FAPAN) Faculdade do Pantanal.

O evento tem o objetivo de capacitar os conselheiros tutelares e representantes dos Conselhos Municipais das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), para utilização corretamente do (SIPIA/CT) Sistema de Informação para Infância e Adolescência.

Os municípios que fazem parte do polo e já se cadastram são doze, entre eles Araputanga, Curvelândia, Glória D’ Oeste, Indiavaí, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos IV Marcos.

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, disse que já foi secretária de Assistência Social e que conhece a fundo o dano que é causado na vida de um adulto quando uma criança tem seus direitos violados e não recebe apoio das políticas públicas. “Nós enquanto agentes públicos temos o dever de oferecer em seu âmbito de competência proteção a essas crianças e adolescentes, devemos nos capacitar a cada dia para lutar em prol da garantia desses direitos”, finalizou Eliene.

A secretária de Assistência Social, Fabíola Campos, explicou que é necessário  essa capacitação para a implementação de melhoria e aprimoramento da utilização do sistema com os dados cadastrais desses que tiveram seus direitos violados. “Quanto melhor preenchido esse sistema mais chance de conseguirmos proteger ou impedir a violação dessas crianças e adolescentes”.

A coordenadora Técnica Estadual do SIPIA/CT, Rebecca Alves Marques Souza, agradeceu a prefeita Eliene, a Fabíola e em especial a funcionária Vânia Sacramento, que articulou o evento. “Agradeço a parceria para que essa oficina acontecesse, a Prefeitura de Cáceres abriu as portas para nossa equipe. Vamos trabalhar juntos, para proteção dos direitos das crianças através desse sistema Federal que irá operacionalizar todos os dados de violação e acompanhar quais foram as medidas aplicadas e através do sistema o município pode imprimir relatórios e trabalhar as políticas públicas com resultados eficaz”.

capacitação para conselheiros tutelares