Prefeitura de Cáceres realiza Etapa Municipal da Conferência Nacional de Educação - CONAE

Publicado em: 29 de Abril de 2022

Autor: Esdras Crepaldi

Data: 29 de Abril de 2022

Autor: Esdras Crepaldi

A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Educação –SME, e o Conselho Municipal de Educação e Fórum Permanente de Educação, promovem a Etapa Municipal da IV Conferência Nacional de Educação (CONAE), nos dias 02 e 03 de maio, no auditório da Escola Técnica Estadual “Professor Adriano Silva”.

A Delegacia Regional de Ensino (DRE), UNEMAT, Câmara Municipal, Sintep-Cáceres e SSPM também são parceiros nesta realização, juntamente com todas as Instituições que compõe o Fórum Municipal de Educação.

Na programação palestras, plenárias de eixos temáticos e elaboração do documento da conferência.

Segundo a secretária municipal de Educação, Liamara Rodrigues, as conferências de educação acontecem a nível municipal, estadual e nacional visando a elaboração do novo Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034. “Esses encontros são espaços democráticos importantes para o compromisso social na construção, execução e avaliação das políticas educacionais”, avaliou Liamara.

Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, o Fórum Municipal de Educação traz nos principais objetivos da etapa municipal da IV CONAE: avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação (PME), analisando o cumprimento das metas e estratégias estabelecidas, bem como os avanços e desafios; além de conclamar a sociedade para participar da elaboração e aprovação do novo Plano Nacional de Educação 2024-2034..

A coordenadora pedagógica da SME, Luciana Gattass Crepaldi, destacou a importância da realização da etapa municipal para que todos os segmentos interessados, profissionais que atuam e compõe a educação da cidade de Cáceres tenham o direito de se pronunciar, além de representar um avanço no processo de fortalecimento na definição de políticas públicas cada vez melhores e equitativas. “É na CONAE, e através dela que vamos estabelecer caminhos de integração e organização da educação nacional”, definiu Luciana.

A prefeita Eliene Liberato concluiu dizendo que a conferência é fundamental para que novas políticas públicas da educação sejam elaboradas e discutidas democraticamente. “É uma contribuição importante através de propostas que visam a melhoria da educação em todo Brasil. A voz começa nos municípios”, destacou Eliene.

Esdras Crepaldi