Seção de atalhos e links de acessibilidade

Xô Raiva

Prefeitura comemora meta atingida de imunização antirrábica no munícipio de Cáceres


Publicado em: 23 de Novembro de 2021

Autor: Esdras Crepaldi


Data: 23 de Novembro de 2021

Autor: Esdras Crepaldi


Autor da Foto: Ronivon Barros

A prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Saúde, comemorou a meta atingida de imunizar cães e gatos contra a raiva.

Segundo a secretária de Saúde, Elis Fernanda de Melo Silva, o município nunca havia atingido a meta de imunização antirrábica.

“Em 2021, mesmo com a pandemia, conseguimos pela primeira vez imunizar 99,9 % dos animais, esses números devem ser celebrados “, observou Elis.

Ela anotou que a designação solicitada ao município  foi a de   vacinar 16.746 cães e 3.349 gatos.

“Cáceres efetuou 16.732 vacinas caninas e  em gatos superou a meta ao imunizar 3477 felinos”, noticiou a secretária.

De acordo com Elis Fernanda, o resultado é fruto do empenho das equipes da Vigilância em Saúde que estiveram engajadas e de prontidão nesta campanha.

“Temos que enaltecer o importante o papel dos agentes de combate às endemias e demais profissionais que atuaram diretamente na campanha de vacinação dos animais.  Montamos uma boa estratégia com pontos  fixos, volantes e itinerantes espalhados por todo o município, com isso cumprimos essa meta  que é de fundamental importância para mantermos  Cáceres livre da raiva”, enalteceu Elis.

A coordenadora  de Vigilância em Saúde, Cynara Piran , disse que a  raiva é uma doença grave para o animal e para as pessoas que forem infectadas e a vacina é a única forma de prevenir essa doença que pode até causar a morte das pessoas que forem infectadas por animais doentes.  “A campanha ainda continua e  convocamos a população a levar seus animais de estimação até a Vigilância em Saúde, na rua Olavo Bilac, Quadra 05, Casa 01,  das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.  A novidade é para quem tiver acima de três animais é só agendar pelos telefones 3223-3981 ou 3223-0007 que iremos até  a residência proceder a vacinação. A raiva mata e a vacina é a principal medida de prevenção dessa zoonose”, alertou Cynara Piran.

A prefeita Eliene Liberato Dias, agradeceu a população que levou seus animais para serem imunizados e disse ser imprescindível a participação das pessoas nestas vacinações.  “ O município de comprometeu a vacinar o maior número de cães e gatos e convocou os proprietários de pets a levarem seus animais. A resposta foi dada e a meta atingida . Muito obrigada, juntos somos mais fortes”, destacou Eliene.

Esdras Crepaldi - CCom