Prefeitura celebra Dia Nacional da Assistência Social

Data: 07 de Dezembro de 2021

Autor: Esdras Crepaldi

Autor da Foto: SMAS

Nesta terça-feira 07 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional da Assistência Social.

A data tem sua origem na promulgação da Lei Orgânica de Assistência Social, nº 8.724, ocorrida no dia 07 de dezembro de 1993. A Lei prevê os objetivos, princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Fabíola Campos, a Lei trouxe avanços significativos para a população brasileira, principalmente através do serviço público e seus usuários.

Para ela é o momento de muita reflexão nos avanços e conquistas que a Loas trouxe para a sociedade, mas melhorias ainda são necessárias para que essa política chegue de fato a todos que dela necessitam e por isso a prefeitura tem trabalhado muito.

A secretária enfatizou que a gestão municipal,  tem priorizado a  busca ativa levando  a prefeitura, como agente de estado,  ao indivíduo que não usufrui de determinados serviços públicos ou que  vive fora de qualquer rede de proteção e promoção social. “Com a busca ativa é possível localizar e incluir no Cadastro Único as famílias que vivem em circunstâncias de privação socioeconômica e  cadastrá-los em programas sociais”, destacou Fabíola.

Fabiola reconheceu o empenho e o trabalho de sua equipe engajada em toda rede sócioassistencial em Cáceres, que lida com pessoas e suas vulnerabilidades.

Para ela desenvolver ações que assegurem o direito do cidadão à assistência social como política pública, tem sido uma determinação e uma prioridade da prefeita Eliene Liberato Dias.

Fabíola Campos observou que esta data deve sim ser comemorada em Cáceres pelas ações, serviços e programas que estão sendo desenvolvidos pelo município.

A prefeita de Cáceres Eliene Liberato Dias parabenizou todos os servidores que prestam relevantes serviços  na área social  do município e reconheceu os avanços neste primeiro ano de gestão. Eliene ponderou que a SMAS tem buscado garantir  que pessoas  ou grupos sociais menos favorecidos ou em vulnerabilidade social tenham acesso e a garantia de seus direitos.

Esdras Crepaldi - CCom