Seção de atalhos e links de acessibilidade

Turismo Sustentável

Prefeita Eliene recebe pesquisador do projeto Bichos do Pantanal e tratam do turismo de contemplação


Publicado em: 20 de Julho de 2021

Autor: Esdras Crepaldi


Data: 20 de Julho de 2021

Autor: Esdras Crepaldi


Autor da Foto: Ronivon Barros

A Prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, recebeu na tarde de ontem (19), em seu gabinete,  o coordenador de pesquisa do Projeto Bichos do Pantanal, Douglas Trent.

O Projeto Bichos do Pantanal atua para ampliar o conhecimento científico através da educação ambiental e a preservação de importantes espécies da fauna pantaneira.

Na oportunidade, Douglas noticiou à prefeita Eliene, que  além da educação ambiental desenvolvida no município de Cáceres, o Bichos do Pantanal  está estimulando uma nova modalidade ecoturística, o turismo de contemplação de animais. Segundo Douglas a contemplação favorece a preservação ambiental e envolve diretamente a comunidade local, através de capacitações  e preparo para lidar com o exigido setor contemplativo.

Para tanto,  ele disparou que é necessária a preservação deste manancial através da conscientização, pois  tudo que está na natureza, se deixarmos lá, traz muitos outros  retornos. “Não é só isso, precisamos também preparar bem o receptivo, em todos os segmentos envolvidos na contemplação. São turistas muito exigentes”,  observou o pesquisador.

Douglas ainda afirmou que turistas estrangeiros que vem para contemplar a fauna e flora pantaneira são responsáveis por grande  ocupação dos hotéis e pousadas no pantanal. “São pessoas com alto poder aquisitivo que pagam em dólar e querem ficar bem hospedados, comer melhor ainda e poder contemplar animais e plantas do ecossistema pantaneiro. Daqui eles só levam as imagens e a recordação”, avaliou Trent.

Estudos indicam que mais de 650 espécies de aves  e cerca de 80 mamíferos habitam o pantanal.

A prefeita Eliene Liberato, disse que diante deste cenário Cáceres é ideal para  o turismo ecológico e a secretaria municipal de Turismo e Cultura está atenta a esta modalidade   e se prepara  para que isso aconteça de maneira estruturada, prevendo a ampliação da oferta de cursos de capacitação profissional visando qualificar a mão de obra local. “ O atrativo turístico possui maior valor quanto mais acentuado for o diferencial apresentado. Somos a porta de entrada do pantanal,  um santuário ecológico que abriga animais que atraem a atenção de turistas do mundo inteiro, como a onça pintada e a infinidade de jacarés muito procurados no turismo contemplativo. Temos  o rio Paraguai, considerado o principal rio do Pantanal que oportuniza diferentes emoções contemplativas” comentou Eliene

Para a prefeita, Cáceres tem o produto ecoturístico, um patrimônio natural e cultural, que precisa ser explorado de forma sustentável e partir daí , ser um importante vetor da economia cacerense. “Hoje, a sociedade compreende e têm consciência da necessidade de se aliar o progresso econômico e social com preservação ambiental. E a opção pelo turismo contemplativo surge como uma alternativa inovadora na geração de emprego e renda”, finalizou Eliene.

 

Esdras Crepaldi - CCom