Seção de atalhos e links de acessibilidade

Pedal Solidário

Pedal solidário encerra a semana do trânsito colorindo as ruas da cidade


Publicado em: 27 de Setembro de 2021

Autor: Esdras Crepaldi


Data: 27 de Setembro de 2021

Autor: Esdras Crepaldi


Legenda: Ciclistas percorrem as ruas da cidade no pedal solidário
Autor da Foto: Wilson Kishi e Ronivon Barros

Encerrando a Semana Nacional do trânsito, a Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Fazenda,  promoveu no último domingo (26), o Pedal Solidário, uma atividade física, de lazer e de muita fraternidade.

O evento foi  organizado pela coordenadoria executiva de trânsito, com o objetivo de celebrar a vida, respeitar o espaço de cada um no trânsito e integrar à comunidade cacerense  em uma grande pedalada. 209 pessoas se inscreveram para o passeio. Uma integração de pessoas colorindo as ruas da cidade e contemplando os atrativos naturais e construídos da histórica cidade de Cáceres, uma festa do pedal.

A atividade contou com a parceria de dois tradicionais grupos ciclísticos de Cáceres, Pedal Feliz, representado por Sirlene Conceição Rosa e Bike Terapia, pela psicóloga Alessandra Barroso.

Para participar, os ciclistas doaram alimentos não perecíveis que serão destinados às famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas na Assistência Social do município. Quase mil quilos de alimentos foram arrecadados.

Durante todo o trajeto, os grupos contaram com apoio de veículos e batedores da coordenadoria executiva de trânsito, que acompanharam os ciclistas durante o percurso para ordenar o trânsito e garantir segurança de todos.

O percurso de 18 km  teve início no Portal de entrada  da prefeitura e se encerrou na Sematur, onde  os participantes utilizaram equipamentos de segurança e seguiram os protocolos e orientações sanitárias vigentes na cidade em função da pandemia da covid-19.

No final do evento os ciclistas ouviram as palavras dos organizadores e  parceiros e participaram de um café da manhã.

O Secretário de Fazenda Vitor Miguel, avaliou a Semana do Trânsito como muito positiva e disse que terminá-la com um pedal solidário, fechou com chave de ouro toda a programação. “Foi uma semana de muitas atividades de conscientização e envolver ciclistas no encerramento com um pedal solidário garantiu o sucesso do acontecimento”, observou Vitor.

Já o vice-prefeito Odenilson Silva disse que como médico, sabe dos benefícios que uma boa pedalada traz para  a saúde dos indivíduos, promovendo o bem-estar físico, mental e social.

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, agradeceu a participação de todos os organizadores, parceiros e ciclistas pela realização do Pedal Solidário.   Eliene reconheceu que Cáceres ainda é a cidade das bicicletas e enquanto for prefeita vai realizar projetos e buscar recursos  para construir uma ciclovia modelo para a população. Para ela Incentivar o uso de bicicletas, promove saúde e auxilia na mobilidade urbana. “O pedal é uma atividade que cresceu muito no município de Cáceres e incentivar sua prática e oferecer condições é papel do poder público, por isso não prometo, mas me prontifico a realizar projetos e buscar alternativas para construirmos uma ciclovia que garanta o acesso a prática e a segurança dos ciclistas”,  comentou Eliene.

O Coordenador de trânsito Alysson Chagas, ressaltou que além do ciclismo, o evento cumpriu seu papel de colaborar com as famílias que precisam de ajuda neste momento difícil de pandemia. “Aproximadamente uma tonelada de alimentos  será destinada à famílias carentes”, informou Alysson.

Ao final do encontro , foram sorteados brindes e uma Carteira Nacional de Habilitação a ser custeada pela Escola de Trânsito e todas as auto escolas de Cáceres e o sortudo foi o jovem Maycon Thiesley.

Esdras Crepaldi - CCom