Formação Continuada na Escola Rodrigues Fontes: Alfabetização e Letramento Matemático como Eixos Centrais
Publicado em: 12 de Março de 2025
Autor: Esdras Crepaldi
Data: 12 de Março de 2025
Autor: Esdras Crepaldi
Na última segunda-feira (10), a Escola Municipal Dr. José Rodrigues Fontes, em parceria com o Grupo de Pesquisa com Textos Educativos da Infância da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), deu início ao projeto de formação continuada intitulado "A Alfabetização e o Letramento Matemático como Eixos Centrais na Formação Continuada com Professores dos Primeiros Anos do Ensino Fundamental". O evento, que aconteceu no auditório da FAESP, marcou o primeiro encontro do projeto, que tem como objetivo principal compreender e aprimorar o processo de alfabetização e letramento matemático nos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando a melhoria do ensino-aprendizagem.
A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, professora Luciana Gattass Crepaldi, representou o secretário Fransérgio Rojas Piovesan no evento. Para Luciana, a formação continuada é um elemento essencial para o crescimento profissional dos docentes, proporcionando novos sentidos à prática pedagógica e ressignificando a atuação do professor. "A formação continuada deve fazer parte da trajetória do educador, permitindo a articulação de novos saberes e a reflexão sobre o processo educacional", destacou Luciana.
A aula inaugural contou com a participação da professora doutora Rinalda Bezerra Carlos, líder do Grupo de Pesquisa da Unemat, das professoras integrantes do Renata Cintra, Andrea Lustig, Maria José Landivar e Andréia Souza. A professora Rinalda conduziu a aula inaugural, contextualizando essa importante parceria institucional, que abrange os desafios e as perspectivas da alfabetização e do letramento matemático. Em sua fala, a pesquisadora enfatizou a importância de abordagens metodológicas inovadoras, como a pesquisa-ação, para promover a integração da equipe escolar e a consolidação dos conhecimentos.
O diretor da Escola Municipal José Rodrigues Fontes, Arci Resende, ressaltou a relevância do projeto para a comunidade escolar. "Compreender como acontece o processo de alfabetização e letramento matemático é fundamental para alcançarmos melhores resultados no ensino-aprendizagem. Este projeto nos permitirá refletir sobre nossas práticas e buscar constantemente a inovação e o aprimoramento", afirmou.
Para as coordenadoras da escola, Wanclea Brandalize e Josane Ribeiro, o projeto tem como meta promover a reflexão sobre o processo educacional, favorecendo a integração do grupo e a consolidação dos conhecimentos. Ao longo do ano letivo, serão desenvolvidas diversas ações e metas que visam aprimorar a prática docente e alcançar resultados positivos no desempenho dos alunos.
A formação continuada é vista como um pilar fundamental para o desenvolvimento profissional dos professores, permitindo que eles dialoguem com novas teorias e práticas, e construam saberes que impactem positivamente a docência. A iniciativa da Escola Rodrigues Fontes, em parceria com a Unemat, representa um passo importante na consolidação da busca por uma educação de qualidade em Cáceres, alinhada com as necessidades e desafios contemporâneos.
Esdras Crepaldi / DRT 940 MT