Seção de atalhos e links de acessibilidade

Enfrentamento ao tráfico de pessoas é tema da Campanha Coração Azul em Cáceres


Publicado em: 01 de Agosto de 2022

Autor: Esdras Crepaldi


Data: 01 de Agosto de 2022

Autor: Esdras Crepaldi


Autor da Foto: Assessoria

A Prefeitura de Cáceres, por meio da  Secretaria  de Assistência Social e o Centro de Referência de Direitos Humanos-SETASC/MT, realizaram ações conjuntas da Campanha Coração Azul, alusiva ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado em 30 de julho.

A primeira atividade foi uma reunião ampliada sobre o tráfico de pessoas, tendo como convidado e facilitador o Defensor Público da União e Coordenador do CETRAP/MT, Renan Sotto Mayor.

O evento contou com a participação de dezenas de pessoas, entre autoridades e profissionais que militam na causa.

Renan ressaltou que o tráfico de pessoas ainda é um crime muito invisibilizado, passando despercebido pela sociedade e até autoridades. “No mundo inteiro as maiores vítimas são mulheres e meninas, de acordo com pesquisa da ENAFRON divulgada recentemente, há uma indicação para que em Cáceres como município de fronteira, seja implantado um Posto Avançado de Atendimento Humanizado a Imigrantes-PAAHI, pois essa pesquisa do Ministério da Justiça, aponta o município de Cáceres como uma das rotas de tráfico de pessoas”, ponderou Renan Sotto Mayor.

Já a coordenadora do CRDH-Setasc/MT Polianna Souza Côrrea, disse que o órgão é uma das portas de entrada de denúncias. “ Já acolhemos casos de tráfico de pessoas com a finalidade de exploração sexual e também de trabalho análogo à escravidão”, ressaltou Polianna.

A secretária municipal de Assistência Social,  Fabíola Campos Lucas, informou que as unidades do CRAS, pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, realizaram Oficinas Lúdicas de Prevenção ao Tráfico de Pessoas voltadas para crianças com atividades manuais e linguagem acessível à infância, contribuindo com a prevenção desta violação de direitos.

Outra ação da Campanha Coração Azul foi a distribuição de panfletos informativos através  de uma blitz educativa no posto da Polícia Rodoviária Federal, com as presenças da prefeita de Cáceres Eliene Liberato Dias e  da Secretária de Assistência Social, Fabíola Campos e os parceiros  PRF, SMAS (CRAS e CREAS) e CRDH-Setasc/MT.

Para a prefeita Eliene Liberato Dias, este é um tema  muito sensível, pois o tráfico humano viola todos os princípios dos direitos humanos. “A prefeitura de Cáceres , reconhece a importância da Campanha Coração Azul,  e adere esta iniciativa  de conscientização ao combate do tráfico de pessoas e os impactos negativos que  traz na vida das pessoas e da sociedade”, avaliou Eliene.

Ela disse ainda que fez questão de participar da distribuição de panfletos, pois o Coração Azul deve pulsar para encorajar  à população a denunciar e estar atenta a qualquer indício de tráfico de pessoas. “Estar aqui na BR participando desta Blitz Educativa entregando panfletos de conscientização, demonstra meu engajamento nesta luta contra o tráfico de pessoas”, concluiu Eliene Liberato.

Esdras Crepaldi / CCom