Educação municipal realiza 3ª Jornada Pedagógica

Autor: Assessoria

Data: 09 de Fevereiro de 2024

Autor: Assessoria

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria Pedagógica e da Equipe da Educação Especial e Inclusiva, realizou a 3ª Jornada Pedagógica, que transcorreu de 06 a 09 de fevereiro.

Segundo o secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovesan, o evento teve como objetivo proporcionar momentos de formação e discussões relevantes para aprimorar a prática pedagógica voltada à inclusão e atendimento a estudantes com necessidades especiais.

A equipe da Educação Especial e Inclusiva, composta pela psicóloga doutora Aline Rejane Caxito Braga, pela pedagoga mestra em Educação Marilza Luiz Ferreira, pela estagiária de Psicologia Patrícia Rocha Libardi Ribeiro e pelo assistente administrativo Gustavo Luiz Garcia Sanches.

Durante o período diurno, foram realizados diversos encontros com os professores da Educação Especial e Inclusiva. As discussões abordaram temas como a legislação pertinente à Educação Especial, orientações sobre documentos pedagógicos utilizados em diferentes serviços, tais como Sala de Recursos Multifuncionais, Atendimento Pedagógico Domiciliar, Ensino de Libras e Núcleo de Apoio Especializado.

A psicóloga Aline Rejane reporta que houveram debates acerca do Plano Educacional Individualizado (PEI) por etapa de ensino, Momento Libras e análises sobre recursos e materiais pedagógicos. “Um encontro específico com os coordenadores pedagógicos foi promovido para apresentar os Atendimentos e Fluxos específicos dessa modalidade de ensino inclusivo”, conta.

No período noturno, duas formações foram destinadas aos coordenadores, professores da Educação Especial Inclusiva, professores da sala regular com aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Auxiliares de Desenvolvimento infantil que atuam com os alunos dessa modalidade.

No dia 06/02, a formação contou com a presença da Terapeuta Ocupacional Simone Reksua, da clínica Integraris, que abordou o tema "A criança com TEA no âmbito escolar". Já em 07/02, os participantes tiveram uma formação com os Bombeiros sobre "Primeiros socorros" em conformidade com a Lei Nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas.

Para a coordenadora pedagógica da SME, Luciana Gattass, a 3ª Jornada reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação em promover a formação contínua dos profissionais da educação, visando uma prática inclusiva e qualificada, alinhada às demandas e desafios contemporâneos.