Defesa Civil realiza Semana de Ações e promove cursos gratuitos em Cáceres

Data: 29 de Abril de 2022

Autor: Esdras Crepaldi

Autor da Foto: Assessoria

A Defesa Civil do Estado de Mato Grosso, através da Superintendência de Proteção e Defesa Civil, realiza em Cáceres, no próximo dia 10 de maio, no plenário da Câmara Municipal, a Semana de Ações, com dois cursos oferecidos  à população cacerense, Voluntariado em Defesa Civil e Radioamadorismo de Emergência.

A capacitação do Voluntariado em Defesa Civil, oportuniza aos cursistas conhecerem o trabalho e as funções da Defesa Civil, instruindo a atuação em prevenções e apoio a respostas dos órgãos oficiais em situações de desastres.

O curso traz módulos de primeiros socorros,  administração de abrigos temporários, combate a princípios de incêndio e noções de voluntariado.

Já na qualificação em Radioamadorismo, os participantes vão conhecer o sistema de Radioamador e sua funcionalidade durante uma emergência de desastre.

Para o Sargento José Bruno de Souza Filho, da Defesa Civil de Mato Grosso,  os cursos contribuem na capacitação de pessoas para atuarem como voluntários durante e após os desastres. “Este é um movimento integrado que difunde a funcionalidade da Defesa Civil , fomenta a coordenadoria municipal e prepara pessoas de diferentes áreas para atuarem como voluntários na comunidade que estão inseridos”, destacou Bruno.

O sargento ainda anunciou que além dos cursos, a Defesa Civil promove um levantamento das áreas de risco em Cáceres, efetuando o mapeamento e a elaboração de um plano de contingência para definir ações estratégicas dos órgãos parceiros e da própria população.

Para a coordenadora municipal da Defesa Civil em Cáceres, Andrelina Magali, as capacitações e as atividades da Semana de Ações deixam um legado positivo especializando  um corpo de voluntários  preparados para atuar em casos de desastres.

Magali disse que os cursos serão gratuitos e certificados com carga horária de 20 horas, sendo 10 presenciais com aulas teóricas e práticas e 10 virtuais (EAD).

“Faça sua inscrição por este link  https://forms.gle/sV6iwkxf25sgKoWP7” , finalizou Magali.

Esdras Crepaldi