Defesa Civil realiza mapeamento de áreas suscetíveis à inundação

Publicado em: 20 de Setembro de 2022

Fonte: Coordenadoria Defesa Civil

Data: 20 de Setembro de 2022

Fonte: Coordenadoria Defesa Civil

Legenda: Mapeamento de áreas
Autor da Foto: Assessoria

Equipes do Centro Gestor e Operacional do Sistema dEquipese Proteção da Amazônia (Sensipam), da Defesa Civil Estadual e Coordenaria Municipal de Defesa Civil, ligada à Prefeitura de Cáceres, realizam o mapeamento e levantamento das áreas suscetíveis a inundação pelo Rio Paraguai.

A  ação , coordenada por Thiago de Lima Matoroli, do Censipam, é preventiva e caso ocorram chuvas periódicas na cabeceira do rio  e o nível do Paraguai transbordar, irão saber quais e quantos bairros poderão ser atingidos por esse fenômeno da natureza, a enchente.

Segundo a Coordenadora Municipal de Defesa Civil, Andrelina Magali, a enchente é processo natural do aumento da vazão nos rios, onde as águas escoam até seu limite máximo ao longo das margens plenas de um canal.

Para ela, esta parceria junto com o pessoal técnico do Censipam e apoio da defesa civil estadual é muito importante. “Agradecemos a disponibilidade do Thiago da Censipam por estar implementando o monitoramento e o mapeamento  em Cáceres e a ajuda dos colegas Defesa Civil do Estado, o Sargento Bruno, Roque e Dorneles” reconheceu Magali.

A coordenadora ainda informou que o equipamento mestre de visualização dos pontos da cidade está sobre a torre da Igreja Catedral de São Luís, parte mais alta da cidade.

defesa civil
alagamento