Avaliação Somativa nas escolas municipais de Cáceres, um processo de valorização do ensino e aprendizado
Publicado em: 07 de Novembro de 2024
Autor: Esdras Crepaldi/Assessoria
Data: 07 de Novembro de 2024
Autor: Esdras Crepaldi/Assessoria
Autor da Foto: Assessoria
As escolas municipais de Cáceres, tanto da zona urbana quanto rural, estão vivenciando um momento importante para a educação da cidade, a Avaliação Somativa aplicada aos alunos do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Essa avaliação, que teve início no dia 4 de novembro e segue até o dia 19 do mesmo mês, tem como objetivo medir o aprendizado dos alunos ao fim de um período de estudos, ajudando a traçar estratégias para o aprimoramento do ensino nas unidades escolares.
De acordo com o secretário de Educação de Cáceres, Fransérgio Piovesan, a Avaliação Somativa é um processo essencial para mensurar o desempenho dos estudantes. "A avaliação somativa não se trata apenas de medir o conhecimento, mas sim de entender como cada aluno assimilou o conteúdo durante o período letivo. Ela é uma ferramenta importante para os professores, gestores e a própria Secretaria de Educação, que assim conseguem planejar intervenções e melhorias no ensino", explica Piovesan.
Este processo de avaliação está sendo supervisionado pela pedagoga Maria Lúcia Gonçalves Borges, que acompanha de perto a aplicação da avaliação nas escolas do município. Ela ressalta que a avaliação tem um caráter diagnóstico, mas também de celebração do progresso dos alunos.
O sucesso na aplicação da avaliação depende da colaboração de toda a comunidade escolar. Ana da Guia Magalhães, coordenadora municipal do programa, destaca a importância da presença dos alunos durante o período da avaliação. "O acompanhamento e a participação efetiva de todos são fundamentais. A avaliação não só mede o desempenho do aluno, mas também reflete no repasse de recursos financeiros para a escola. Quanto mais alunos participam, melhor o desempenho das escolas e mais recursos são destinados ao aprimoramento da infraestrutura e didática escolar", enfatiza Ana.
Ela ainda reforça que o processo de avaliação tem impactos que vão além das salas de aula. "Os resultados da avaliação impactam diretamente na escola, no município e até mesmo no Estado de Mato Grosso. No ano passado, por exemplo, as escolas de Cáceres tiveram um desempenho excelente, e isso resultou em uma maior destinação de recursos financeiros para as unidades com melhores resultados", afirma.
Resultados Positivos e Reconhecimentos
Os resultados da Avaliação Somativa de 2023 mostraram que o esforço conjunto entre professores, alunos e gestores tem dado frutos significativos. Duas escolas municipais se destacaram entre as melhores do Estado de Mato Grosso, a EM Desembargador Gabriel Pinto de Arruda e a EM Vitória Régia. Ambas foram premiadas com valores expressivos, que foram investidos em melhorias para a infraestrutura e desenvolvimento pedagógico das unidades.
A EM Desembargador Gabriel Pinto de Arruda recebeu mais de R$ 100 mil, enquanto a EM Vitória Régia foi contemplada com R$ 60 mil para investimentos. Esses recursos são fruto da avaliação de desempenho do sistema educacional, que reflete diretamente na qualidade do ensino oferecido e na performance dos alunos.
Além disso, o reconhecimento se estendeu a alunos e educadores. O aluno Lauenderson Rodrigues Turibios, da Rede Municipal de Ensino de Cáceres, foi homenageado por conquistar o 1º lugar em proficiência no programa Alfabetiza MT no polo da DRE Cáceres e região. A professora Ruberléia Cícera de Couto, também da Rede Municipal, recebeu a premiação pelo 1º lugar em sua categoria no mesmo programa, destacando-se pela excelência na qualidade do ensino oferecido.
A Avaliação Somativa tem se mostrado uma ferramenta crucial para o desenvolvimento da educação em Cáceres, promovendo não apenas uma análise quantitativa do aprendizado dos alunos, mas também contribuindo para o fortalecimento da gestão educacional e o aumento do financiamento para as escolas. Com o comprometimento dos gestores, professores, alunos e pais, a expectativa é que os resultados dessa avaliação possam impulsionar ainda mais a qualidade do ensino na cidade, criando um ciclo positivo de melhorias constantes.
O secretário de Educação, Fransérgio Piovesan, faz questão de agradecer a todos os envolvidos no processo. "O sucesso dessa avaliação depende de cada um de nós. Agradeço a minha equipe pedagógica, aos professores, gestores escolares e, principalmente, aos pais e responsáveis, que têm se mostrado parceiros essenciais nesse processo de avaliação e aprendizagem", finaliza Piovesan.
Esdras Crepaldi