Seção de atalhos e links de acessibilidade

Auxiliares de Serviços Gerais participam de palestra coleta seletiva no gabinete da prefeita


Publicado em: 24 de Janeiro de 2023

Autor: Esdras Crepaldi


Data: 24 de Janeiro de 2023

Autor: Esdras Crepaldi


Autor da Foto: Bianca Paes

Nesta segunda-feira (23),  a prefeita de Cáceres Eliene Liberato Dias, esteve reunida em seu gabinete com  a gerente de Resíduos Sólidos da Autarquia Águas do Pantanal, Karen Mamori de Matos Sebalhos e com  Auxiliares de Serviços Gerais que trabalham na prefeitura para tratar da coleta seletiva no município.

Para Eliene  a preservação do meio ambiente começa com  a destinação correta dos resíduos sólidos, principalmente os recicláveis,  e isto uma das prioridades da Prefeitura de Cáceres.

Segundo a prefeita,  o principal objetivo do encontro foi apresentar uma palestra, proferida pela Gerente Karen Mamori,  às auxiliares de serviços gerais, explicando a necessidade e a forma certa de tratar e lidar com a coleta seletiva no ambiente de trabalho e em suas casas, recolhendo e separando corretamente os resíduos sólidos. “Precisamos conscientizar a população para  que cada morador faça a sua parte,  os cuidados com a coleta começam em casa e devem ser estendidos para o ambiente de trabalho. Devemos ser e dar exemplo, por isso envolvemos nossas auxiliares de  serviços gerais para que o lixo tenha a manipulação e o destino correto dentro da prefeitura”, observou a prefeita.

De acordo com relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o Brasil gera em torno de 82 milhões de toneladas de lixo por ano,  desse total, no máximo 4% são reciclados. Ou seja, grande parte dos resíduos ainda têm como destino os lixões ou aterros sanitários. “O exemplo deve ser dado por todos, afinal, a gestão correta dos resíduos sólidos é um dever de todo cidadão. Vamos reforçar cada vez mais a necessidade da coleta seletiva e o programa lixo zero no município de Cáceres”, ressaltou a prefeita Eliene.

Para a Auxiliar de Serviços Gerais, Eneide Barros, a palestra foi muito interessante, pois veio ao encontro de uma reunião anterior tida  com a prefeita Eliene para estimular os servidores a começarem separar os resíduos.

Eneide disse que por meio da Coleta Seletiva pode separar os materiais recicláveis dos não recicláveis. “Isso significa que uma parte do lixo pode ser reaproveitada, estou fazendo isso no gabinete e em minha casa, são vários cestos de coletas, cada um com um tipo de descarte. Além de gerar um lucro, porque os recicláveis, em sua maioria, geram um dinheirinho”, concluiu a Auxiliar.

Esdras Crepaldi