Alunos de escolas municipais visitam Mostra dos Povos Indígenas do Pantanal no Museu Emília Darci

Publicado em: 12 de Agosto de 2022

Autor: Esdras Crepaldi

Data: 12 de Agosto de 2022

Autor: Esdras Crepaldi

Autor da Foto: Assessoria

Alunos das escolas municipais Vitoria Regia, Novo Oriente, Dom Máximo Biennes, Jardim Guanabara e Raquel Ramão, visitaram nos dias 10, 11 e 12/08, a Mostra de Cultura Material dos Povos Indígenas no Pantanal, no Museu Municipal Emília Darci  Souza Cuyabano.

Segundo a Coordenadora do Museu, professora Sônia  Maria Campos, o evento  oportuniza aos visitantes da  exposição coletiva, conhecimento e compreensão dos diferentes usos de objetos cerimoniais e musicais,  artes visuais e pinturas corporais de povos indígenas no pantanal.

Sônia observou que o  Projeto fomenta reflexões sobre a diversidade  dos modos de vida dos Bororos, Chiquitanos, Guatós e Umutinas, possibilita a divulgação e a valorização da cultura material, e práticas socioculturais desses povos, e
oportuniza aos alunos conhecer e ter acesso aos diferentes artefatos da cultura material.

Para ela, a Mostra dos Povos Indígenas do Pantanal é um caminho metodológico em que o museu proporciona aos alunos e professores reflexões a cerca desses povos tão próximos da cidade de Cáceres. “Estamos plantando uma sementinha na cabeça dos nossos alunos para que tenhamos uma sociedade mais justa com menos preconceito e discriminação. Com essa exposição pretendemos  mudanças de comportamentos e produzir conhecimentos para que os estudantes possam construir uma sociedade melhor”, ressaltou Sônia.

A secretária municipal de Educação, Liamara Rodrigues da Silva, disse que outras escolas ainda irão visitar a Mostra em um cronograma já definido pela coordenação pedagógica.

Para Liamara a ida dos alunos  até o museu, estimula o interesse deles pela cultura indígena, seus diferentes modos de viver e pensar o mundo. “É uma forma de apresentar outras culturas e realidades aos nossos estudantes, parabéns aos organizadores”, felicitou Liamara .

O Coordenador de Cultura da prefeitura de Cáceres observou que este evento é uma parceria entre a prefeitura de Cáceres, através do Museu Municipal Emília Darci Souza Cuyabano e a Unemat, por meio do  Curso de História - Museu de Humanidades Alaide Montecchi e vai até o dia 31 de agosto. “A visitação é aberta e gratuita para todo tipo de público, venham prestigiar”, finalizou Hélio San.

Esdras Crepaldi