Francis representa Cáceres em reunião de prefeitos em Brasília

Publicada em 25/03/2019 10:13:52 - Visualizada 489 vezes

O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, está participando da 75ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília. O evento, tradicional na agenda do municipalismo, tem em pauta reuniões com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e com os presidentes do Senado, da Câmara e do STF, e a eleição e posse da diretoria da entidade para o biênio 2019/2021.

A presença das autoridades vai permitir o estreitamento do diálogo que a FNP vem buscando com o novo governo, desde o início do ano. Segundo a entidade, o objetivo é garantir que os problemas enfrentados nos municípios possam ser reconhecidos e enfrentados com mais assertividade.

As reuniões com os presidentes do Senado, da Câmara e do STF estão sendo articuladas para amanhã, dia 26, quando também será realizado um encontro com a bancada da FNP na Câmara e a posse do líder da bancada.

REUNIÃO GERAL DA FNP

25/03 – Segunda-Feira

(9h às 18h - Sede do Banco do Brasil - Setor de Autarquias Norte, Qd.5, Lote B, Asa Norte)

9h Café de boas vindas

9h30 Abertura da Plenária de Prefeitos

João Pinto Rabelo Júnior, Vice-Presidente do Banco do Brasil

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal

10h Assinatura do Termo de Cooperação da FNP com o Banco do Brasil

Ênio Mathias Ferreira, Diretor de Governo do Banco do Brasil

Jonas Donizette, prefeito de Campinas/SP e presidente da FNP

O objetivo dessa parceria é facilitar aos municípios associados à FNP a contratação de operações de crédito junto ao Banco do Brasil.

O papel da FNP será de compartilhar com os municípios filiados as condições necessárias para regularização de eventuais restrições cadastrais que impedem a contratação e propiciar a articulação entre o Banco e os municípios para a elaboração e envio dos documentos necessários à formalização de proposta para análise de crédito pelo Banco.

10h15 Apresentação do "Observatório mais Brasil, menos Brasília"

Jonas Donizette, prefeito de Campinas/SP e presidente da FNP

"Mais Brasil, menos Brasília" foi o mote da campanha do presidente Jair Bolsonaro. Nesse sentido, a FNP irá apresentar um site que será utilizado para acompanhar as ações de descentralização do governo federal que têm impacto nos municípios.

10h30 Encaminhamentos das reuniões dos Fóruns de Secretários e Dirigentes Municipais (2 min cada)

Dirigentes de fóruns e redes de secretários irão compartilhar as pautas prioritárias de sua respectiva área com os prefeitos.

Andréia Lauande - Presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas);

Giovanna Victer - Fórum Nacional de Secretários Municipais de Fazenda e Finanças;

Rogério Menezes - Presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma);

Rodrigo Tortoriello – Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana;

Charles Tocantins – Vice-presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems);

André Ferreira - Rede Nacional de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária;

Heliomar Santos - Presidente da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem);

Francisco Lopes - Secretário Executivo da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae);

Cris Alessi - InovaCidades;

Rodrigo Perpétuo – Secretário-executivo do Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade.

10h50 Parceria FNP- Companhia de Bebidas das Américas - Ambev

Disraelli Galvão, diretor de relações institucionais da Ambev

O objetivo da parceria é estabelecer condições para iniciativas em favor da segurança viária com o propósito de fortalecer a implantação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) nos municípios brasileiros, envolvendo os agentes públicos na aplicação de metodologias especializadas.

11h Saneamento Rural: a Fossa Séptica Biodigestora

Cleber Soares, Diretor Executivo de Inovação e Tecnologia da EMBRAPA

A Fossa Séptica Biodigestora é uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa Instrumentação para o tratamento do esgoto doméstico do vaso sanitário das residências rurais. Os beneficiários diretos da tecnologia são produtores rurais que não possuem sistemas adequados de tratamento de esgoto doméstico rural.

11h05 Assinatura do Protocolo de Intenções entre a FNP e a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste - Sudeco

Marcos Henrique Derzi Wasilewski, superintendente da Sudeco

Por C-Com/Clovis de Almeida