Durante Conferência Municipal idosos elaboram prioridades para Envelhecimento Saudável

Publicada em 25/03/2019 09:08:31 - Visualizada 466 vezes
Ver Fotos

A 3˚ Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa acorreu na última quinta-feira (21), no auditório do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação  - CEFAPRO, e proporcionou um espaço amplo e democrático de reflexão, discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais e de melhoria para a qualidade de vida, e tendo um público alvo de aproximadamente 100 idosos.

Como deliberações desse debate temos abaixo as 4 (quatro) prioridades dos Eixos da 3˚ Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa:

Prioridade do Eixo 1- Saúde: Eficiência Laboratorial- Precisa de melhorias consideráveis no que tange os exames laboratoriais (rapidez principalmente nos exames preventivos e mamografia).

Prioridade do Eixo 2- Desenvolver curso técnico ou tecnólogo para formar cuidadores de idosos, pessoas com deficiências e crianças;

Prioridade do Eixo 3- Ampliar a fiscalização pelo poder público das instituições públicas e privadas com relação ao cumprimento da legislação prevista no Estatuto do Idoso, promovendo ações que favoreçam o conhecimento acerca dos direitos da pessoa idosa e fortaleçam o empoderamento dessa população.

Prioridade do Eixo 4- Garantir a permanência dos direitos conquistados pela aposentadoria;

O resultado da participação dos idosos foi satisfatório, estaremos ainda mais próximos deles, e a Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS entende que é necessário um trabalho intersetorial para juntos assumirmos as metas e tarefas de curto, médio e longo prazo nos domínios da saúde, da educação, da criação de ambientes físico e socialmente amigáveis, da adoção de políticas justas de proteção social, da promoção da igualdade social e do respeito às liberdades individuais da população idosa, ressalta Eliane Batista, Secretária Municipal de Assistência Social.

O prefeito Francis Maris Cruz participou da abertura da Conferência para cumprimentar os participantes. Ele destacou a atenção voltada da Prefeitura para com a terceira idade e afirmou que não está medindo esforços para melhorar ainda mais os serviços sociais nesta área.

Também participaram da abertura, além do prefeito e da secretária de Assistência Social, o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Sebastião de Paula Carvalho e a presidente do Remanso Fraterno João Gabriel, Edwiges Fernandes Leite.

Galeria de fotos relacionado

Por SAMAS