Prefeitura, Unemat e Fapan levam 'Sorriso no Campo'

Publicada em 25/03/2019 08:57:29 - Visualizada 552 vezes

A Secretaria Municipal de Saúde, buscando o fortalecimento das parcerias com as instituições de ensino superior (UNEMAT e FAPAN) e a continuidade dos projetos implantados no município de Cáceres para atendimento aos cidadãos Cacerenses, realizou no dia 20 passado, atividades com o “Projeto Sorriso no Campo” e o “Projeto Saúde Sem Fronteiras”. As ações foram coordenadas pela gerente de Odontologia de Cáceres, Marilu Santana de Carvalho Rodrigues e a cirurgiã-dentista e pesquisadora, médica Denise Cortela.

A comunidade visitada foi  Horizonte D’Doeste e priorizaram os escolares da escola municipal União.

O “Projeto Sorriso no Campo” contou com a participação de 12 acadêmicos de odontologia da FAPAN e o “Projeto Saúde Sem Fronteiras” contou com a participação de 2 acadêmicas de enfermagem, 2 acadêmicos da biologia, 3 acadêmicos da educação física e 7 acadêmicos da medicina. As ações de odontologia priorizaram o tratamento in loco com ART (tratamento restaurador atraumático), aplicação de fluor entre os escolares do ensino fundamental e orientação de higienização entre as crianças na fase pré-escolar, o que compreendeu um total de 63 crianças e 70 procedimentos realizados. As demais atividades compreenderam 107 testes de glicemia para rastreamento do diabete Mellitus Tipo I, 63 testes de acuidade visual para rastreamento de alterações oculares, 110 testes antropométricos para rastreamento de sobrepeso/obesidade infantil e aplicação de um questionário sobre marcadores alimentares em 64 escolares.

Buscando a investigação da presença de parasitas intestinais entre os escolares foi distribuído aproximadamente 100 potinhos para a coleta de fezes que serão avaliadas pela equipe do Prof. Dr. Antônio Francisco Malheiros, pesquisador da UNEMAT.

Previamente aos exames as crianças realizaram uma atividade lúdica de desenho relacionado a prática esportiva. Esta última atividade visa compreender o modo como as crianças reconhecem as atividades esportivas e o esporte de sua preferência, para numa etapa posterior, trabalhar o esporte entre as crianças.

Atualmente, a prevalência de algumas doenças crônicas, como o diabete infantil e a obesidade estão aumentando entre as crianças e adolescentes. Sabemos que a prevenção e a promoção da saúde contribuem para a melhora da qualidade de vida. Neste sentido, ambos os projetos esperam promover impactos positivos no desenvolvimento infantil e no aprendizado escolar, assim como, melhorar as relações interpessoais entre profissionais da saúde, professores, acadêmicos e a comunidade.


Por SMS


Prefeitura Municipal de Cáceres - MT
Telefone: (65) 3223-1500

Fale com a Prefeitura de Cáceres - MT


Coordenação de Comunicação
Av. Getúlio Vargas, 1895, Vila Mariana
Cáceres - MT, CEP 78200-000
T: (65) 3223-1500
E-Mail
imprensaprefeituradecaceres@gmail.com

Siga-nos!


     

Desenvolvimento:


CTI - Coordenação de TI