Secretarias de Educação e Saúde se unem em prol do Atendimento Educacional Especializado

Publicada em 22/03/2019 15:13:29 - Visualizada 661 vezes

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação - SME, Luzinete Jesus de Oliveira Tolomeu ,  a Doutora Psicóloga  Aline Rejane Caxito Braga e  a pedagoga professora mestra Rosane Penha Mendes, ambas da equipe de educação especial da SME, se reuniram  na tarde da última quarta-feira (20), com profissionais  do Centro Especializado em Reabilitação - CER  da Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo do encontro foi estabelecer uma parceria entre os órgãos, para que profissionais que compõem o CER, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e uma neurologista, possam capacitar, através de formações, os profissionais da educação, professores e auxiliares de desenvolvimento infantil, que prestam  Atendimento Educacional Especializado –AEE.

Segundo a psicóloga doutora Aline Rejane Caxito Braga, as salas de AAE devem proporcionar aos estudantes com deficiência, atividades e recursos que ofereçam condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantam serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes.

Para Aline o atendimento educacional especializado é um serviço de educação especial que visa atender os alunos que possuam necessidades educacionais especiais durante sua vida escolar. “Com isso procuramos eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação”, analisa Aline.

Por estes fatores, para a coordenadora pedagógica da SME, Luzinete Jesus de Oliveira Tolomeu, a parceira com a secretaria de saúde vai contribuir na formação dos professores e ADIs, que trabalham com essa clientela e precisam de capacitações. “Na verdade, o maior desafio da Educação Inclusiva está no Atendimento Educacional Especializado, por isso quanto mais qualificarmos esses profissionais, o atendimento educacional especializado contribuirá de maneira significativa no  aprendizado do aluno”, observa Luzinete.

Por Por: Esdras Crepaldi/SME