Projeto Aviva movimenta escolas municipais e recebe apoio de pais

Publicada em 21/03/2019 17:19:21 - Visualizada 763 vezes

Desde que foi implantado  pela Rede Municipal de Ensino, o Projeto Aviva,  vem sendo um grande instrumento de transformação na gestão escolar.

O Aviva Escola une metodologia e ferramentas que auxiliam a implementação das políticas educacionais do munícipio.

Equipes da Secretaria Municipal de Educação - SME, compostas por membros do Comitê de Gestão do Aviva, técnicos pedagógicos e professores agentes de gestão, tem visitado as escolas e se reunido com representantes de diversos segmentos da comunidade, pais, alunos, funcionários e gestores.

Segundo a secretária de educação Eliene Liberato Dias,  esses encontros objetivam  realizar os planos de ação de cada unidade, já com data definida.

“Ao aplicarmos o Método de Gestão para resultados, as escolas tem suas metas definidas,  sempre adaptadas  as suas características”, ressalta Eliene.

Ela informa que o projeto objetiva a melhoria do Índice da Educação Básica – IDEB e a qualificação dos gastos da Rede Municipal de Ensino.

Para a coordenadora pedagógica da SME, professora Luzinete Jesus de Oliveira Tolomeu, que tem participado das reuniões, a forma receptiva e a boa aceitação da proposta nas escolas, são indicadores que as principais causas de problemas que comprometem os índices da educação serão  atacadas por uma estratégia de melhorias que vão disseminar boas práticas nas unidades de ensino.

Luzinete observa que após estes encontros a gestão das escolas convoca os pais e responsáveis dos alunos para apresentar o projeto e de que forma o Aviva vai contribuir  num melhor rendimento escolar e como consequência uma melhor avaliação deles no IDEB.

“A participação maciça dos pais nas reuniões tem sido uma resposta positiva  à  implantação deste projeto, eles são fundamentais  para um melhor rendimento dos seus filhos”, anota Luzinete.

Para o Professor  Luiz Miguel Ribeiro de Moura, diretor da Escola Municipal Jardim Guanabara, onde aconteceu a última reunião de pais, a forma com que o Projeto Aviva vem sendo introduzido, dá responsabilidades não só aos gestores e professores, como também para os pais. “Por isso fizemos questão de apresentar a eles uma mensagem da secretária de educação, gravada em vídeo, já que ela estava em Brasília, com os objetivos do projeto e a necessidade deles estarem engajados nesta proposta, que avalio como muito importante para a educação municipal”, finalizou Luiz Miguel.

Por Por: Esdras Crepaldi/SME