Projeto Cuidador representa Cáceres na 16ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Publicada em 20/03/2019 17:06:12 - Visualizada 692 vezes

O Projeto Cuidador da Unidade Básica de Saúde (UBS), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Cáceres, irá disputar o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais De Saúde, de 2 a 5 de julho, na 16ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS. O evento acontecerá em Brasília e a disputa será entre mais de 500 municípios.

O secretário de Saúde do município, Tony Mendes, comentou que Cáceres é uma cidade universitária com vários cursos na área da saúde. “Esse ano realizamos a I Mostra de Saúde de Cáceres, onde apresentamos os trabalhos que são desenvolvidos nas UBS. Tivemos 16 trabalhos, o Projeto Cuidador ficou entre os 5 selecionados para representar Cáceres na etapa estadual,  XXII Encontro Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, em Cuiabá que aconteceu de 12 à 14 de março. O Projeto disputou com 115 projetos e Cáceres ficou entre os 17 melhores do estado,  e agora o Projeto Cuidador irá representar Cáceres, e o Estado de Mato Grosso em nível nacional na 16ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS”, explicou Tony.

O secretário disse ainda que o ganhador receberá uma premiação em dinheiro para ser revertida no projeto e todos os projetos que participam são catalogados e entram na revista do ano, oportunizando outros municípios a conhecerem e aplicar também o projeto.

O prefeito Francis Maris Cruz disse que é um grande orgulho ver Cáceres sendo referência na saúde pública para milhares de outros municípios, graças a funcionárias dedicadas, que buscam métodos para diminuir a dor do outro. “Parabéns às idealizadoras do Projeto. Hoje ele já está em trabalho de expansão para outras UBSs do município e também aos funcionários da Saúde. Desejo que ganhem esse prêmio nacional, mas já fizeram e fazem muito para população de Cáceres”, finalizou o prefeito.

As idealizadoras do Projeto, enfermeira Giane Akimoto Furtado e a médica Susana Paz, explicam que já estão na terceira turma, a ideia  é tratar pacientes com dores crônicas, com a parte clinica e as Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), aplicando também auriculoterapia, além de rodas de conversas, com psicólogos, orientador físico e fisioterapeuta. É feita uma avaliação com o paciente e  aplicado um questionário no início do programa e no final, 70% dos casos tem êxito.

Giane contou que fica muito feliz. “Estou muito feliz de estar representando a nossa equipe da UBS, espero ganhar e poder reverter o valor para melhorar ainda mais o Projeto, isso dá ânimo para melhorar cada dia e tornar a vida do próximo melhor”.

Por C-com/Thais Sabino