Prefeitura capacita agentes de Saúde

Publicada em 12/02/2019 08:00:17 - Visualizada 467 vezes

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Vigilância em Saúde, realizou no período de 04 a 07 de fevereiro, uma capacitação sobre Controle Vetorial ao mosquito Aedes Aegypti para as equipes dos Agentes do Combate à Endemias (ACE) e aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

As palestras ocorreram no auditório do Hospital Regional, com o objetivo de melhorar o desenvolvimento das ações em campo, motivando a participação da comunidade no controle social da dengue, tendo como palestrante o servidor do Ministério da Saúde Lourenço Santana da Silva.

As ações principais de controle vetorial no combate ao mosquito envolvem:

Controle Mecânico:

– Eliminação de criadouros (remoção, colocação de barreiras mecânicas, gerenciamento adequado de materiais, etc.)

– Ação permanente: agentes de combate a endemias e população em geral

Controle químico:

– Aplicação de inseticida para a forma adulta do mosquito (utilizado apenas nos casos de transmissão confirmada do vírus)

Por SME | C-Com/Clovis de Almeida