Prefeitura e Unemat assinam novo convênio de cooperação social

Publicada em 11/01/2019 17:34:02 - Visualizada 956 vezes
Ver Fotos

Na manhã desta sexta-feira (11), a Prefeitura Municipal e a Universidade do Estado de Mato Grosso assinaram um novo convênio que vai beneficiar a população de bairros residenciais. O compromisso foi assinado pelo prefeito Francis Maris Cruz e pelo reitor da Unemat, professor Rodrigo Bruno Zanin, acompanhado de assessores e da vice-reitora, Nilce Maria da Silva.

O documento é uma parceria entre o município e a Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual e Fundação Universidade, tendo como objeto a realização de estudos, pesquisa, atividades e serviços que subsidiarão na concepção e execução de Projetos Técnico Social - PTS e Plano de Desenvolvimento Sócio territorial - PDST.

Previsto para durar 18 meses, o projeto do convênio pretende fazer uma avaliação entre moradores e casas dos conjuntos residenciais do ‘Programa Minha Casa Minha vida’, Universitário I e II, Vila Real e Aroldo Fanaia.

O reitor Rodrigo Zanin explica que serão feitas avaliações de território e sociais entre as pessoas que moram nesses bairros para estudar questões de emprego e renda, que serão base para atividades de iniciativas formais e informais, oferecendo cursos de gestão, qualificação profissional e aperfeiçoamento, em diversas áreas, incluindo um trabalho direcionado à crianças e adolescentes.

Um dos pontos altos, conta o reitor, será a valorização e desenvolvimento da cidadania dos moradores, inclusive um esforço concentrado para inserir pessoas desempregadas no mercado do trabalho. “É também mais uma oportunidade para trazer a população para dentro da Universidade”, salienta o reitor.

O prefeito Francis destacou a importância do convênio como mais um compromisso de parceria que complementa o trabalho do Governo municipal. “Uma de nossas marcas é trabalhar em conjunto com a sociedade organizada, principalmente com as entidades constituídas, como a Unemat, que é nossa grande parceira em muitas atividades. Juntos já fizemos muito e vamos fazer ainda muito mais”, salientou.

O secretário interino da Secretaria municipal de Assistência Social, Higor Fauber, representou a titular da Pasta, Eliane Batista, que está de férias. “A secretária Eliane foi a responsável por toda a articulação e organização do Plano de Trabalho junto aos órgãos responsáveis que culminou com a concretização do referido convênio. Ela enviou uma nota parabenizando o prefeito e todos os envolvidos na concretização desse convênio, uma vez que o trabalho desenvolvido pelos profissionais da UNEMAT e Fundação será de referência para o Estado de Mato Grosso, construindo um diagnóstico real para executar ações pertinentes às necessidades da população

Contemplada com moradia”, destacou Higor.

A Prefeitura irá custear o projeto financeiramente e ceder bens e imóveis para os trabalhos que serão empreendidos, enquanto a UNEMAT vai realizar todo o trabalho que compreende o Convênio. O valor está orçado em R$ 805.661,98.

Acompanhando o reitor e vice-reitora da Unemat, estavam os assessores de reitoria, professor de Ciências Contábeis, Weily Machado; coordenadora do Campus de Cáceres, professora Zulema Netto Figueiredo; coordenador do Núcleo de Inovação, Robson Gomes de Melo e o técnico Valter Gustavo Danzer.

Galeria de fotos relacionado

Por C-Com/Clovis de Almeida