Cáceres ganha nota ‘A’ para crédito do Tesouro Nacional

Publicada em 15/12/2018 12:09:40 - Visualizada 440 vezes

Cáceres é um dos poucos municípios do Brasil listados entre as cidades com classificação “A” no ranking denominado CAPAG (Capacidade de Pagamento), do Tesouro Nacional, que vai de ‘A” a “D’. Apenas os que se classificam nas duas primeiras letras (A e B) podem obter garantia da União para a contratação de novos empréstimos.

Conforme o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc), o município de Cáceres cumpriu os itens necessários para alcançar a classificação ‘A’, que equivale a adimplência financeira e encaminhamento das contas anuais.

O cálculo da CAPAG corresponde a uma avaliação da situação fiscal das prefeituras, o que, além de sintetizar essa situação em uma simples nota, possibilita a comparação entre elas, com base em metodologia e informações conhecidas e padronizadas. Corresponde a um serviço similar ao prestado pelas agências de classificação de riscos de crédito.

São cálculos complexos que envolvem dados financeiros e o cumprimento dos compromissos que o governo municipal mantém ao longo do ano.

O prefeito Francis Maris Cruz comemorou o resultado resumindo a informação em simples palavras: “Uma nota máxima da CAPAG significa que o município segue à risca a Lei de Responsabilidade Fiscal e os demais compromissos firmados com credores e entidades de empréstimos. É o sinal verde para que continuemos tendo crédito. É o resultado de uma gestão de ética e responsabilidade, prova de que estamos no rumo certo”, salientou Francis, ainda creditando o fato da boa notícia como um prêmio para toda a equipe de Governo, pelo esforço empreendido, realizando o possível para fazer mais com menos. “É um grande resultado, uma conquista enorme diante da situação difícil que passa os municípios do Brasil”, completou Francis.

A listagem com a classificação dos 5.571 municípios brasileiros foi divulgada no último dia 06, no site do Tesouro nacional (www.tesouro.fazenda.gov.br).

Por C-Com/Clovis de Almeida