Escola Municipal Jardim Paraíso faz Mostra Pedagógica

Publicada em 14/12/2018 08:32:21 - Visualizada 655 vezes
Ver Fotos

A Escola Municipal Jardim Paraíso realizou nessa quinta-feira (14), uma Mostra Pedagógica, exposição das atividades dos alunos realizadas durante 2018, assim como também uma retrospectiva escolar dos dois últimos anos. O projeto da Mostra versou sobre os 240 anos de Cáceres, “De Albuquerque foste a Preferida”, em alusão ao fundador da cidade, Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, em 1778.

A diretora da Escola, Ivanir da Guia Batista Redez, se disse orgulhosa em poder mostrar o trabalho dos alunos e, mais ainda, pela Escola ter conseguido durante este ano ultrapassar a meta do IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. “Juntamos duas coisas, uma homenagem à Cáceres pelos 240 anos e sobre a importância de recolher o lixo do meio ambiente, transformando-o em arte”, destacou Ivanir.

A Escola Municipal do Jardim Paraíso foi a campeã do Projeto Educar e Reciclar, ao conseguir juntar 12.780 garrafas. Foi a primeira no quesito escola municipal com um dos alunos, que obteve a maior pontuação em volume de garrafas coletadas.

A secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Eliene Liberato acompanhou a Mostra, juntamente com a promotora de Justiça Liane Amélia Chaves. Elas conheceram os trabalhos dos alunos e assistiram apresentações culturais. “Viemos trazer os nossos parabéns à Escola Paraíso por todas as conquistas deste ano, se tornando assim um grande exemplo de escola municipal. Dá gosto ver o que produziram ao contar a história de Cáceres, trazendo a própria história para dentro da escola, falando com propriedade o que aprenderam, desde a colonização e até agora. É muito bonito ver crianças de 5 e 6 anos com conhecimentos embasados na nossa cultura. Parabéns pelo envolvimento e parceria de todos”, elogiou Eliene, destacando ainda a importância do envolvimento do Ministério Público Federal e Estadual, Maçonaria, Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação, lembrando o empenho do prefeito Francis Maris Cruz em procurar investir cada vez mais na qualidade e Ensino.

Por sua vez, a promotora Liane, destacou que o Projeto Educar e Reciclar superou as expectativas. “As escolas que participaram tiveram um envolvimento que esperávamos. Verificamos que depois de encerrado o Projeto, alunos e funcionários continuam trazendo recicláveis para serem recolhidos do meio ambiente. Vemos que isso ajuda a mudar a realidade da escola e do próprio município”, salientou a promotora, destacando que, além da educação sobre manter o meio ambiente limpo para as próximas gerações, é possível aprender a fazer arte com o que é coletado, revelando talentos nas crianças.

A maioria dos trabalhos confeccionados pelos alunos e expostos na Mostra foram confeccionados com produtos reciclados, principalmente garrafas PET, coletadas durante o Projeto Educar e Reciclar, uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Cáceres, em parceria com a Prefeitura, Conselho Municipal de Defesa de Meio Ambiente de Cáceres (CONDEMA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Autarquia Águas do Pantanal.

Além de reciclados, a Mostra colocou para os visitantes vários estandes com diversidades de produtos naturais, como, ervas, frutas, legumes e até pratos da culinária regional, que os visitantes puderam provar.

A Escola Paraíso possui hoje 213 alunos, em dois períodos. “Nós priorizamos a educação, somo atores e autores do que acontece no âmbito escolar, para alcançar o sucesso das crianças. É por meio disso que atingimos a meta do IDEB”, destacou ao final a diretora Ivanir, dizendo ainda que parte do sucesso se deve à própria comunidade que interage com os interesses da Escola.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. A meta da Escola Municipal Jardim Paraíso era uma nota 5,1 e conseguiu superar com 5,3. O último IDEB, realizado em 2017, declara a nota do Brasil sendo 5,8 nos anos iniciais, 4,7 nos anos finais e 3,8 no Ensino Médio.

 


Galeria de fotos relacionado



Por C-Com/Clovis de Almeida


Prefeitura Municipal de Cáceres - MT
Telefone: (65) 3223-1500

Fale com a Prefeitura de Cáceres - MT


Coordenação de Comunicação
Av. Getúlio Vargas, 1895, Vila Mariana
Cáceres - MT, CEP 78200-000
T: (65) 3223-1500
E-Mail
imprensaprefeituradecaceres@gmail.com

Siga-nos!


     

Desenvolvimento:


CTI - Coordenação de TI