Defesa Civil de Cáceres recebe capacitação

Publicada em 31/10/2018 15:36:51 - Visualizada 531 vezes

Dois membros da Defesa Civil do Estado estiveram por dois dias em Cáceres dando treinamento para a nova coordenadora da Defesa Civil da cidade, Arineia Graciela Ardaia. Sargento Roque, do Corpo de Bombeiros de Cuiabá e o assistente técnico da Defesa Civil na Capital, Aldo Santos, dividiram suas experiências e visitaram vários locais de risco na cidade.

Coordenador da capacitação, o sargento Roque fez um apanhado da capacitação realizada e explicou as razões da vinda a Cáceres. “Nós viemos orientar a nova coordenadora quanto à política nacional de proteção e defesa civil, de tudo o que compete ao município, ao estado e à União [nos casos de calamidades provocadas pelos desastres naturais]”, explicou o bombeiro.

No treinamento, Arineia recebeu melhores instruções sobre mapeamentos de áreas de riscos e de como montar planos de trabalho na tentativa de conseguir recursos federais para obras preventivas, a fim de prevenir desastres, como as enchentes comuns em determinados locais da cidade.

Nos planos, também estão previstas a busca, respostas e recursos para os casos de reconstrução no pós-desastre, caso aconteça o pior.

A vinda dos bombeiros em capacitação foi uma solicitação da Administração municipal de Cáceres, para que Coordenação Municipal de Defesa Civil, que faz parte do Governo municipal, tenha condições de oferecer o melhor serviço à população.

Para o prefeito Francis Maris Cruz, a Defesa Civil precisa estar pronta o tempo todo para entrar em ação. “Nós gostaríamos que a Defesa Civil não tivesse nenhum trabalho. Isso não depende de nós, mas é de nossa obrigação ter de prontidão uma equipe preparada e equipada para qualquer imprevisto. Por isso, não medimos esforços para oferecer à população o melhor possível, começando pela capacitação da coordenadora e de todos quantos for possível”, afirmou Francis.

Arineia agradeceu aos bombeiros, sargento Roque e técnico Aldo, e contou que esperava ansiosa pelo treinamento, do qual procurou absorver o máximo da capacitação. “Conseguimos tirar muitas dúvidas e dar encaminhamento a projetos de prevenção, já atendendo a um pedido do prefeito Francis para que elaboremos projetos de prevenção de calamidades. O prefeito deixou claro que não podemos esperar acontecer para tomar providências. Vamos tentar organizar para prevenir e evitar. Estamos lidando com vidas humanas”, destacou a coordenadora.

O próximo passo da Defesa Civil de Cáceres é a reafirmação de antigas parcerias e a busca de novos apoios para o fortalecimento da defesa Civil na cidade, segundo Arineia. “Precisamos contar com todas as instituições governamentais e da sociedade organizada, comércio e associações, para estar sempre alerta e de prontidão, principalmente na prevenção. A vida está acima de tudo e para isso temos que ser todos parceiros”, destacou Arineia.

Por Clovis de Almeida