Prefeitura implanta Projeto de Saúde Bucal

Publicada em 30/10/2018 10:50:43 - Visualizada 536 vezes

A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria de Saúde, implanta o Projeto Saúde Bucal Infantil e Juvenil nas escolas, trabalhando com a meta de que a prevenção é o melhor caminho.

A dentista Renata Gomes, autora do projeto, explicou que é fundamental trabalhar com a prevenção. “O projeto é implantado desde que a criança inicia a sua vida escolar na creche. Na primeira infância ela já é orientada a cuidar dos dentes”, afirmou Renata.

O secretário de Saúde Tony Mendes explicou que o projeto começou a semana passada na Escola do Limão.  “Vamos implantar primeiro na Zona Rural, que são as áreas descobertas dos PSFs, depois em todas as escolas do município. Tony enfatizou ainda que o projeto envolve a entrega de kits, escovação de dentes nos alunos, diária, pelos professores, bochecho fluorado aplicado pelo cirurgião dentista em visitas periódicas nas escolas. E ao final da última escola visitada, retorna a primeira escola com o intuito de criar uma cultura de promoção de saúde. Orientar os pais com palestras dos riscos e males que podem comprometer um paciente, se não cuidar de sua dentição, desde a perda precoce de um dente, até uma possível cardiopatia”, finalizou Tony.

O prefeito Francis Maris Cruz, disse que acredita que o caminho para uma saúde bucal de qualidade seja a prevenção. “Ela tem sim que começar na primeira infância para que se torne um hábito. Acredito que é preciso conscientizar a população através de palestras com os pais, para que todos entendam que o trabalho preventivo  onera menos o município e melhora a saúde bucal de todos”.

Por C-com/Thais Sabino