Exposição no Centro de Eventos conta história de Cáceres

Publicada em 17/10/2018 14:39:32 - Visualizada 239 vezes

Uma exposição sobre a história e a cultura de Cáceres abrange os 240 anos que a cidade está completando e pode ser vista em exposição no hall de entrada do Centro de Eventos Maria Sophia Leite, na Sicmatur. ”A viagem por mares nunca navegados de Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, de Barra de Lisboa ao Brasil e depois do Rio de Janeiro até Vila Bela por terras nunca percorridas, em 1772, selaria seis anos mais tarde o destino da cidade de Cáceres, com a sua fundação em 6 de outubro de 1778, como Vila Maria do Paraguai”, é o primeiro parágrafo dos textos que contam a história de Cáceres, nas obras do engenheiro e historiador Adilson Domingos dos Reis, expostas ao público. Adilson é presidente do IHGC (Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres).

O historiador conta que há 44 anos faz anotações profissionais sobre Cáceres, na área em que trabalha, a engenharia. “Esse é um trabalho feito também por diversos dos nossos confrades e confreiras do Instituto Histórico e Geográfico-Cáceres-IHGC, fundado em 2002. Um trabalho que nos dá enorme satisfação interior, além de ser uma das atribuições do IHGC”, frisa Adilson Reis.

O engenheiro disse ainda que trabalha em parceria com a UNEMAT e a Academia Mato-Grossense de Letras-AML. “Temos dois imortais cacerenses, a professora doutora Olga e o professor doutor”, faz questão de destacar.

Além de Adilson, a ‘Exposição Histórico-Cultural Cáceres 240 Anos’ tem a organização de Maria do Socorro Araújo, Neuza Zattar, Olga Maria Castrillon Mendes e Vanilda Mendes Dantas.

Com muitos textos de narrativas históricas, também estão dezenas de fotos antigas que retratam vários períodos desses mais de dois séculos de existência de Cáceres.

Depois do Centro de Eventos, os trabalhos serão expostos de forma itinerante nas escolas e outros locais de maior visitação pública.

Por Clovis de Almeida