Com alto resultado no controle de dores crônicas, é lançado 2ª turma do Projeto Cuidador

Publicada em 08/10/2018 15:03:07 - Visualizada 946 vezes

A Equipe de saúde multidisciplinar do Programa de Saúde da Família (PSF) do Bairro Cohab Nova, da Prefeitura de Cáceres, deu início,  à segunda turma de pacientes participantes do Projeto Cuidador. Um tratamento humanizado que trata da dor unindo a medicina tradicional com as Práticas Integrativas e Complementares (PIC). O PSF é um programa coordenado pela Secretaria de Saúde, da Prefeitura.

O Projeto Cuidador foi criado após a médica Suzana Paz e a enfermeira Giane Akimoto Furtado observarem um alto índice de reincidência de pacientes com dores crônicas, como, de coluna, nas juntas e outras. A médica Suzana atende no Programa Mais Médicos e trabalha no PSF da Cohab, há mais de 5 anos e se especializou em Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). A enfermeira Giane também é especializada em auriculoterapia que é uma técnica de estimulação de pontos específicos da orelha, que pode ajudar no controle da dor.

A primeira turma aconteceu com 30 pacientes, selecionados através de avaliação clinica, questionário, que se comprometeram em fazer em casa os exercícios de auto massagem, reflexologia podal e de participar assiduamente dos encontros, onde são colocadas as “sementinhas” da auriculoterapia, rodas de conversas criadas por psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas e aplicação das injeções de vitamina do complexo B12.  E após os três meses de tratamento, que é o tempo de duração do Projeto Cuidador, os participantes são inseridos em outro Projeto, que complementa o tratamento, o Edusaúde, que acontece todas as terças e quintas na Praça da Cohab Nova, às 16 horas, onde os estagiários do Curso de Educação Física da Unemat trabalham exercícios específicos de yoga, alongamento, prevenindo também que as dores reapareçam.

A paciente Izaira Olmo Pirex, de 55 anos, diabética, moradora do bairro, contou que, quando entrou no Projeto Cuidado, estava praticamente sem andar, com muitas dores nos nervos e muito inchada. “Se eu pudesse dar uma nota para essa médica, era 10. Ela salvou a minha vida, trata a gente com carinho, vai na casa da gente, estou muito feliz em poder participar desse projeto”, afirmou emocionada a paciente.

A equipe multidisciplinar de Saúde, do PSF, trabalha com a medicina humanizada. “A doença começa na alma e depois vai para o corpo, precisamos enxergar o individuo em sua particularidade. Com esse tratamento, temos 90 por cento de melhora”, disse a médica Suzana Paz.

O Prefeito Francis, expressou a vontade de expandir o projeto para outros PSFs, por que o município economiza em consultas com ortopedistas, exames e remédios. “Esses profissionais estão de parabéns. É um orgulho para o município ter profissionais que tratam o próximo com amor e não medem esforços para conseguir uma saúde humanizada,” finalizou o prefeito.

Por C-com/Thais Sabino